As desgraças e incidentes acontecem poucas vezes no mundo dos cruzeiros marítimos, porém também ocorrem e é necessário fazer referência a esses para que os nossos leitores estejam sempre atentos.
Desta vez foi o Azamara Quest, da Azaramara Cruises (que faz parte da Royal Caribbean), que se encontrava há 17 dias no mar para um itinerário pelo Sudeste Asiático, ficando à deriva no sul das Filipinas depois de ter sofrido um pequeno incêndio.
Este incidente começou na casa das máquinas, mas rapidamente foi extinto, segundo o operador do navio. Infelizmente as más notícias não ficam por aqui, ficando 5 membros da tripulação feridos devido à inalação de fumo e um outro que necessitou mesmo de cuidados hospitalares.
Depois de todos os problemas resolvidos, apesar do navio se ter encontrado algumas horas à deriva, o navio comunicou à Guarda Costeira Filipina que se encontrava já com toda a capacidade para se dirigir para Sandakan, Malásia, que era o seu próximo destino.
O navio chegou umas horas antes do que estava programado ao porto de Sandakan, porém apesar de pequenas alterações nos horários e ainda algumas reparações necessárias, os passageiros foram convidados a permanecer no navio ou então hospedar-se em Hotéis da região, apesar do navio não apresentar qualquer tipo de problema aparente.
Apesar dos problemas estarem resolvidos, o CEO da Azaramara Cruises agradece à tripulação toda a coragem para enfrentar o problema e aos passageiros a atitude positivo que mantiveram durante a resolução do mesmo. Os danos estão reparados e serão averiguados nos próximos dias, porém alertam-se os passageiros que vão embarcar no cruzeiro de 12 de Abril no mesmo navio para irem lendo as novidades no site da empresa, ficando assim a conhecer a progressão da situação.
Este tipo de incidentes, apesar de negativos para os passageiros que se encontravam no interior do navio, mostram a capacidade que a tripulação possui em resolver problemas durante o percurso do navio, não existindo grande gravidade neste caso.