A MSC Cruzeiros alterou a data de entrada em vigor dos novos protocolos de saúde e segurança para embarques em portos dos Estados Unidos. Inicialmente previsto para 8 de Agosto, a nova data passa a ser itinerários a partir de 29 de Agosto.
Até 28 de Agosto de 2022
Assim, e para embarques nos EUA até 28 de Agosto, estas são as regras que deverá respeitar são as seguintes:
- Todos os passageiros com 12 e mais anos têm de estar totalmente vacinados contra a COVID-19. A exigência de vacinação também é aplicável a Passageiros que tenham recuperado da COVID-19 nos últimos 90 dias.
- Não há exigências quanto ao reforço da vacina.
- Todos os passageiros totalmente vacinados têm de apresentar prova de um teste RT-PCR ou antigénio negativo feito há não mais que 2 dias antes do embarque no navio.
- Os passageiros têm de trazer o certificado do teste válido consigo para o Terminal.
- Todos os passageiros (dos 2 aos 11 anos) têm de fornecer um teste RT-PCR negativo feito há não mais que 3 dias antes do embarque no navio e um teste adicional à COVID-19 será feito no terminal (de forma gratuita) antes do embarque. Os Passageiros têm de trazer o certificado do teste válido consigo para o Terminal.
- Nenhuma testagem pré-embarque ou aquando do embarque é exigida para passageiros com menos de 2 anos.
- O certificado de vacinação tem de ser válido durante toda a duração do cruzeiro.
Os Passageiros são considerados totalmente vacinados se receberam a totalidade das doses da vacina há mais de 14 dias antes do início do cruzeiro com uma vacina para a COVID-19 aprovada pela Organização Mundial de Saúde incluindo Johnson & Johnson, Pfizer, Moderna, Oxford/Astrazeneca, Covishield, Sinopharm, Sinovac, Coronavac, Novavax/Covovax ou uma combinação mix-and-match de vacinas para a COVID-19 aceites.
Os passageiros que tenham recuperado da Covid-19 e que tenham recebido apenas uma dose da vacina não são considerados totalmente vacinados e auto-testes antigénio não são aceites para embarcar. Em ambos os casos, o embarque será negado.
O original do certificado de vacinação ou teste terão de ser apresentados no terminal (em papel ou formato eletrónico) e têm de estar numa das seguintes línguas: Inglês, Italiano, Alemão, Francês ou Espanhol.
O certificado do teste à COVID-19 deve conter: Dados pessoais do Passageiro (verificável através de outros documentos de viagem), data do teste, identificação / detalhes de contacto do centro que levou a cabo as análises, técnica usada e resultado negativo de teste.
A partir de 29 de Agosto de 2022
- Passageiros totalmente vacinados, com 12 ou mais anos, em itinerários até 5 noites desde portos norte-americanos, a testagem à Covid-19 é recomendável, mas não obrigatória;
- Passageiros totalmente vacinados, com 12 ou mais anos, e crianças entre os 2 e os 11 anos, em itinerários com 6 ou mais noites, de portos norte-americanos, terão que apresentar teste negativo (PCR ou Antigénio) com, no máximo, 3 dias antes do embarque.
- A MSC Cruzeiros recomenda que este teste seja feito 1 dia antes do embarque, sempre que possível;
- Passageiros não vacinados, dos 2 aos 11 anos, devem apresentar teste negativo (PCR ou Antigénio) com, no máximo, 3 dias antes do embarque.