O arquipélago dos Açores é um dos mais activos no que diz respeito à recepção de cruzeiros no nosso país, com um grande número de escalas feitas nos seus portos e até algumas partidas e chegadas. Este interesse por parte das companhias de cruzeiros tem feito um enorme sucesso junto dos turistas e principalmente junto dos portos dos Açores, com um crescimento turístico e um forte interesse por parte dos comerciantes para este tipo de visitas.
No primeiro semestre do ano de 2012, que está agora a terminar, o arquipélago dos açores já recebeu mais de 18 navios do que no ano anterior pelo mesmo período, com um total de 81 navios. Com estes números conseguiram transportar mais de 58 mil turistas, o que a nível de comércio local é extremamente vantajoso, fazendo com que o interesse cresça, já para não falar no positivismo económico que este crescimento acarreta.
Ponta Delgada recebeu 39 escalas, a Horta recebeu 13 escalas, a Terceira recebeu 8 escalas e o Pico e a Graciosa receberam 5 escalas cada uma. Este crescimento de escalas tem sido constante e benéfico para todas as ilhas, geralmente associados a itinerários entre os EUA e a Europa, recebendo assim um grande número de turistas dos EUA.
Filipe Macedo, da empresa Portos dos Açores, afirmou que a média de gastos de cada passageiro que chega à ilha através de cruzeiros é de cerca de 30€, apesar de não ser um valor extremamente alto, analisando o número de turistas presentes, facilmente se percebe que no primeiro semestre deste ano a região teve um impacto económico na ordem dos 1,7 milhões de euros. Contudo, os turistas dos cruzeiros temáticas gasta cerca de 120€ por dia, o que em termos económicos se torna muito mais lucrativo para os comércios açorianos.
Para o próximo semestre do ano estão agendados mais 49 escalas de navios de cruzeiro nos portos dos Açores, com cerca de 53 mil passageiros, conseguindo assim que haja um recorde absoluto, com 130 escalas e mais de 110 mil turistas em apenas um ano.