Arne Wilhelmsen, fundador da Royal Caribbean Cruises Ltd. e estratega visionário da indústria moderna de cruzeiros, morreu no sábado, 11 de abril de 2020, em Palma, Espanha. Tinha 90 anos. Toda a família Royal Caribbean estende as suas sinceras condolências à família Wilhelmsen.
Wilhelmsen exerceu uma constante influência sobre a empresa desde a sua fundação, atuando por mais de três décadas no conselho de administração da empresa. Juntamente com o primeiro CEO da empresa, o falecido Edwin Stephan, Wilhelmsen viu o potencial para o recente setor de cruzeiros, que outros não viram.
“Numa época em que o resto do mundo pensava que os cruzeiros eram um nicho apenas para navios transatlânticos antigos, Arne já vislumbrava o possível crescimento“, disse Richard Fain, Presidente e Diretor Executivo da RCL. “Ele já tinha uma visão moderna da indústria de cruzeiros, quando a ‘indústria’ era uma dúzia de navios usados no total“.
A sua principal visão: a construção de novos navios originais projetados exclusivamente para cruzeiros em climas quentes. O setor não cresceu em Nova Iorque, o tradicional centro de tráfego; mas sim em Miami, ajudando a própria região a crescer quando o público descobriu uma maneira totalmente nova de tirar férias.
Wilhelmsen viu o potencial da indústria dos cruzeiros tornar-se o segmento que mais cresce, no crescente setor de férias. Acreditando em economias de escala, recordou-se uma vez: “O meu desafio inicial era convencer os meus parceiros e a gerência em Miami a construir navios maiores e mais eficientes para fazer crescer a empresa“. Fiel à sua visão, a empresa agora navega com 61 navios em todos os sete continentes e sua frota possui os maiores navios de cruzeiro do mundo.
Nascida em 15 de junho de 1929, em Oslo, na Noruega, Wilhelmsen obteve o seu MBA em Harvard Business School e trabalhou como assistente de fretamento da Norueguesa EB Lund & Co. e, mais tarde, como armador em Nova Iorque. Depois de se juntar ao negócio da família em 1954, tornou-se Presidente em 1961. Descendente de uma importante empresa de transporte norueguês – Anders Wilhelmsen & Co AS – passou a maior parte da sua vida no negócio da família, numa primeira fase como marinheiro.
“Arne foi uma presença constante e fonte de sabedoria no nosso conselho por décadas“, disse Fain. “E em 2003, quando estava pronto para reformar-se, foi sucedido no conselho da RCL pelo seu filho, Alex, que levou o envolvimento da família Wilhelmsen a traçar o curso da nossa empresa na sexta década. Os nossos altos padrões como empresa, a nossa dedicação à excelência em operações e design e a nossa determinação em perseverar, devem-se muito à visão de longo prazo de Arne, Alex e da família Wilhelmsen. Saudamos o nosso amigo e sentiremos muito a falta dele “.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui