Home AIDA Cruises AIDAnova, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL, estreou-se em Lisboa
AIDAnova, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL, estreou-se em Lisboa

AIDAnova, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL, estreou-se em Lisboa

494
0

O AIDAnova, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) esteve em Lisboa no passado dia 16 para realizar uma escala técnica, antes da viagem inaugural marcada para hoje.

O lançamento deste navio, que ficará a fazer cruzeiros nas ilhas atlânticas e Madeira, marca o início de uma nova era na indústria dos cruzeiros uma vez que se trata do primeiro de mais 18 navios de cruzeiro totalmente movidos a GNL que estão encomendados até 2027.

A utilização deste combustível alternativo, menos poluente, permite a redução das emissões de dióxido de carbono e a eliminação das emissões de enxofre para o meio ambiente.

Na realidade, este é mais um dos vários passos que a indústria tem dado no que diz respeito às questões ambientais, que têm estado na ordem do dia e têm significado um elevado investimento por parte das linhas de cruzeiro que têm vindo a adaptar as suas frotas às mais modernas tecnologias de preservação ambiental.

Para além da redução significativa das emissões de gases poluentes, os motores movidos a GNL requerem menos manutenção, e são mais silenciosos, reduzindo também o impacto do ruído. As estas vantagens, acresce ainda o facto do GNL ser mais barato e com maior valor energético do que outros combustíveis fósseis.

Com o GNL, como a próxima geração de combustível marítimo, conjugado com a otimização de velocidade e outras eficiências operacionais para os navios existentes e em estaleiro, a indústria de cruzeiros prevê a redução de 40% das emissões de gases de efeito de estufa até 2030.

Para assinalar a passagem por Lisboa do AIDAnova, o Porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, e o navio foi escoltado por rebocadores da empresa Svitzer.

Construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, o AIDAnova tem 337 metros, 183 200 toneladas e capacidade para 6 600 passageiros. O evento de batismo deste navio, no passado dia 31 de agosto, contou com um concerto do DJ David Guetta, espetáculo que esgotou completamente com a presença de 25 mil pessoas.

Foto: Porto de Lisboa

(494)

Booking.com
Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.