fbpx
Experiências Virgin Voyages

Ahoy Sailors! A minha Extravagante Aventura a bordo do Scarlet Lady da Virgin Voyages (reportagem a bordo)

Ahoy Sailors! A minha Extravagante Aventura a bordo do Scarlet Lady da Virgin Voyages (reportagem a bordo)

Ahoy Sailors

Foi com muita expectativa que parti para mais um cruzeiro que se revelaria uma verdadeira surpresa (ou melhor, uma confirmação)…. Mas já explico.

Em Maio embarquei no Scarlet Lady, o primeiro navio da Virgin Voyages, para um curto itinerário com embarque em Palma de Maiorca e desembarque em Barcelona, sem antes passarmos por uma overnight na sempre vibrante Ibiza

Foi uma estreia para mim, a Virgin Voyages. 

Scarlet Lady em Palma de Maiorca

A companhia, criada por Sir Richard Branson, que começou a navegar, precisamente, com o Scarlet Lady, em 2020, não entrou no mercado dos cruzeiros para ser apenas mais uma…

E de facto, esta experiência confirma a expectativa que tinha quanto a esta “Revolução dos Cruzeiros“, como a Virgin Voyages tanto advoga.

Revolução” talvez seja um termo forte, mas a verdade é que a Virgin Voyages trouxe sangue novo a este mercado, muita adrenalina e muito espetáculo, resultado de ter ouvido… os passageiros de cruzeiros, os seus hábitos, aquilo que mais gostavam, mas também, o que profundamente detestavam nos cruzeiros. Nada como ouvir os clientes.

Coisas simples, como anúncios sonoros para tudo e mais alguma coisa, vendas de perfumes, relógios ou fotografias, nas áreas comuns do navio, taxas para reservas em restaurantes da especialidade, horários rígidos, crianças aos saltos nas piscinas, ou check-ins demorados ou confusos. 

Esqueçam…

Na Virgin Voyages isto não acontece, e é por isso que chamam a este novo conceito, a “Revolução dos Cruzeiros“.

Scarlet Lady

Este é um conceito só para adultos, portanto a aposta da Virgin é no entretenimento diurno e, sobretudo, noturno, alta tecnologia e uma gastronomia variada e totalmente incluída, tal como bebidas essenciais e internet a bordo.

Se procura um cruzeiro sem preocupações, descomplexado, com tudo incluído, com entretenimento excecional, gastronomia superior e variada, sem confusões nem anúncios sonoros, sem as malandrices dos mais pequenos, então a Virgin Voyages pode ser para si

Mas comecemos pelo início… O check-in. Devo dizer que foi a primeira vez que fui para embarcar num cruzeiro sem um único documento de embarque, muito menos etiquetas para as malas… zero! Apenas e só o meu cartão de cidadão. 

Isto porque o processo antecipado de check-in na aplicação da Virgin Voyages funciona muito bem: confirmar o nome ea nossa fotografia, associar cartão de crédito e pouco mais…. Feito✅

No local, quando cheguei ao terminal, foi só indicar o número do camarote. Rapidamente trouxeram a pulseirinha (reciclada) que nos permite fazer compras a bordo, abrir o camarote, sair e entrar no navio. Na Virgin não há cartões, tudo funciona através desta elegante e leve pulseira. No final do cruzeiro podemos deixar num recipiente próprio para reciclagem. Eu trouxe a minha porque era muito gira.

Uma vez a bordo do Scarlet Lady foi tempo de explorar o navio e tirar as primeiras impressões.

A Virgin Voyages tem um toque único que combina luxo com um estilo descontraído, criando uma sensação de estar numa cidade vibrante, cheia de opções para todos os gostos.

Uma atmosfera enérgica e uma decoração moderna e apelativa respiravam pelos amplos espaços do navio. Sentia-se no ar alguma expectativa, como algo novo e incrível fosse acontecer…

E na realidade, essa noite foi a Scarlet Night, aquela que é a festa temática mais emblemática da Virgin.

Nada de fatos elegantes e vestidos de noite, na Scarlet Night só tem que levar uma peça de vermelho e divertir-se até altas horas da madrugada.

Existem outras festas temáticas, como por exemplo, a Festa do Pijama, que por norma, acontece na primeira noite de um cruzeiro, e que serve essencialmente para quebrar o gelo entre os sailors (é como a Virgin trata os passageiros).

Camarote

Mas de volta às primeiras impressões, agora no camarote, onde há várias novidades.

Primeiro, porque o camarote parece estranhamente espaçoso. Eu explico, as dimensões parecem normais para um camarote com varanda, como era o meu. É a distribuição dos elementos que lhe “dá” aquele espaço extra, como a pequena secretária, funcional o suficiente, sem ser grande.

A cama também se transforma em sofá com chaise long, mas confesso que não experimentei. O quarto de banho não tem grande espaço, mas a área do chuveiro sim, maior que numa companhia regular e bastante prática.

Na varanda, outra novidade, uma cama de rede vermelha, presente em todas as varandas dos navios da Virgin. Uma adição tão simples quanto reconfortante e relaxante. Sítio ideal para uma pequena sesta com vistas magníficas para o oceano ou para os portos de escala. 

Mais uma estreia no camarote é a tecnologia que comanda as funções básicas como o ar condicionado, luzes de ambiente, cortinas e até a televisão. Tudo através de um tablet.

O meu camarote era o 10318z, o que significa 318 no deck 10. O “z” significa estibordo (lado direito do navio), enquanto os camarotes “a” ficavam a bombordo (esquerdo). Ora, aqui entra mais uma inovação da Virgin, mas um tanto ao quanto confusa, mesmo para quem está habituado aos cruzeiros, como eu.

Existem os mesmos números de camarote dos dois lados do navio, ao contrário dos tradicionais, que têm ímpares de um lado, e pares do outro. Portanto, 10318 havia dois, um de cada lado!

Será escusado dizer que cheguei a tentar entrar no 10318a em vez do 10318z.

Gastronomia

Scarlet Lady | The Galley

Pois é, esta talvez seja uma das maiores surpresas. Sabia que a Virgin se posicionava num patamar mais premium, com muito espaço por passageiro, bom rácio entre passageiros e tripulantes e com muitos benefícios incluídos na tarifa mais básica.

Um desses benefícios é a inclusão de todos os restaurantes temáticos a bordo, sem qualquer custo acrescido. E são muitas e boas as opções.

A bordo do Scarlet Lady, a Virgin Voyages oferece uma seleção diversificada de restaurantes de especialidades, cada um com um tema e uma cozinha únicos. Aqui estão alguns dos principais restaurantes que se podem encontrar no Scarlet Lady:

The Galley | Tipo Buffet

  • Comecemos pela ausência de um buffet tradicional. O The Galley é o mais parecido, com uma série de bancas, onde somos servidos (não é self service e ainda bem) comida preparada no momento, seja de origem americana, mexicana ou asiática, sempre com várias opções mais saudáveis como saladas e fruta variada. Serve também umas deliciosas sobremesas 

Razzle Dazzle | Americano

Scarlet Lady | Razzle Dazzle
  • O jantar da nossa primeira noite foi no Razzle Dazzle, um restaurante vibrante e colorido, que oferece um menu inovador que destaca pratos vegetarianos e veganos. O ambiente é divertido e ousado, com uma decoração em preto e branco e toques de cor que fazem jus ao nome. Além disso, há opções de carne disponíveis para aqueles que desejam, e devo confessar que começamos em grande o nosso cruzeiro. Ótima comida, bem confecionada e saborosa, que coloca a fasquia gastronómica bem alta, e nos padrões de uma companhia premium.

Pink Agave | Mexicano

  • Um restaurante moderno que leva a culinária mexicana a um novo nível. O Pink Agave serve pratos autênticos e sofisticados num ambiente elegante, com iluminação suave e detalhes em azul cobalto. A experiência é complementada por uma seleção de tequilas e mezcais artesanais.

Gunbae | Coreano

  • Mais uma bela surpresa! O Gunbae é um restaurante coreano de churrasco onde todos podem grelhar a sua própria comida na mesa. É uma experiência de jantar interativa e social, acompanhada por jogos de bebida divertidos conduzidos pelos funcionários. O ambiente é animado e perfeito para grupos. E a comida deliciosa!

Extra Virgin | Italiano

  • Uma pena não ter jantado neste restaurante, como tal, não posso partilhar a experiência. Este italiano oferece uma experiência gastronómica autêntica com pratos tradicionais e contemporâneos. O menu inclui massas frescas feitas à mão, risotos e uma variedade de antepastos. O ambiente é acolhedor e sofisticado, ideal para um jantar romântico ou uma refeição em família.

The Test Kitchen | Experimental

The Test Kitchen
  • O Test Kitchen é um restaurante experimental que combina ciência e gastronomia. O menu é uma verdadeira experiência culinária, com pratos criativos que mudam regularmente. O ambiente é moderno e minimalista, com uma cozinha aberta que permite aos passageiros verem os chefs em ação.

Dock House | Mediterrânica

The Dock House
  • Restaurante ao ar livre inspirado nas praias do Mediterrâneo, oferecendo uma seleção de pratos leves e frescos, como frutos do mar grelhados, tapas e saladas. Situado na proa do navio, é o lugar perfeito para uma refeição casual enquanto se aprecia a vista para o mar.

Existem outras opções gastronómicas para petiscos mais leves, das quais vou destacar duas: The Pizza Place, uma pizzaria que serve pizzas (óbvio) e está aberta 24h do dia, com espaço interior e exterior. Outra boa opção, mas para gelados, é o Lick Me Till… Ice Cream. 

Entretenimento e Atividades

Além da excentricidade e da gastronomia, o Scarlet Lady oferece uma vasta gama de entretenimento e atividades. Estas são algumas que pode encontrar a bordo:

  • Espetáculos ao Vivo: Performances energéticas e bem produzidas que incluem música, dança e acrobacias. O show “Dual Reality“, uma releitura moderna de Romeu e Julieta, é particularmente impressionante. Também aqui, nos espetáculos, destaco o “On The Rocks” um magnífico bar com música ao vivo, que durante o nosso cruzeiro tinha uma banda de Blues residente que cativava sempre muitos passageiros. Outra das novidades da Virgin é o The Groupie, um espaço com salas para festas privadas, equipadas com equipamento de som para karaoke. E isto sem custo acrescido, basta reservar. 
  • Spa e Bem-estar: Aproveite uma massagem relaxante no spa, perfeita para descomprimir. O Redemption Spa também oferece uma piscina de hidroterapia e uma sauna que são perfeitas para relaxar.
  • Piscinas e Áreas de Lazer: As piscinas e áreas de lounge eram ótimos lugares para relaxar e aproveitar o sol. O Athletic Club tem uma cama elástica e redes suspensas sobre o mar, constituindo uma área de relaxamento, onde se pode usufruir do espaço ao ar livre, banhos na piscina e nos jacuzzis, mas também baloiços, mini ginásio, pista de atletismo, aulas de fitness (incluídas) e tantas outras atividades para exercitar corpo e mente.

Luxo sempre incluído

É verdade, está tudo incluído numa tarifa Virgin Voyages!

✅ Todos os restaurantes
✅ Bebidas essenciais (águas, chás, cafés, refrigerantes, incluindo colas, etc)
✅ Internet a bordo
✅ Gratificações
✅ Aulas de Fitness
✅ Entretenimento e Espetáculos

Menos uma coisa… exatamente aquilo que noutras companhias chamam de “tudo-incluído”:

❌ Pacote de bebidas alcoólicas

É aqui que entra o Bar Tab

O Bar Tab é uma opção oferecida pela Virgin Voyages que permite aos passageiros pré-pagarem um valor específico para cobrir as suas despesas com bebidas alcoólicas a bordo do Scarlet Lady e outros navios da frota.

Os passageiros podem comprar um Bar Tab antes do início do cruzeiro. Normalmente, a Virgin Voyages oferece incentivos para a compra antecipada, como créditos adicionais gratuitos. Por exemplo, se pré-paga $300, pode receber um crédito adicional de $50, totalizando $350 para gastar em bebidas alcoólicas.

Mas há aqui duas grandes diferenças em relação aos pacotes de bebidas de outras companhias: pode ser partilhável por todos os passageiros e não é obrigatório a compra por todos (incluindo crianças) que partilham o mesmo camarote.

E isto faz todo o sentido! Basta um adulto comprar o Bar Tab para ter bebidas alcoólicas para todo o camarote, e até para amigos noutros camarotes!

Que sentido faz todos os adultos no mesmo camarote comprarem o pacote de bebidas, se apenas um deles consome bebidas alcoólicas, como acontece noutras companhias? A isto chama-se… “revolução dos cruzeiros” e é mais uma novidade da Virgin Voyages.

Conclusão

A minha experiência a bordo do Scarlet Lady foi verdadeiramente incrível.

A Virgin Voyages conseguiu criar uma combinação perfeita de luxo, conforto e diversão, tornando cada momento especial.

Há apenas uma coisa que tive dificuldade em assimilar: a ausência de um programa diário no camarote. Não é que seja fundamental, mas estar a par das principais atividades do dia, dá sempre jeito.

É certo que esta programação está disponível na aplicação da Virgin, e até no televisor, mas ter algo consultável, de forma mais fácil e rápida, talvez ajudasse.

O Scarlet Lady é um navio “adults-only“, o que significa que não há crianças a bordo, criando um ambiente mais jovem, vibrante, inclusivo e acolhedor para todos os tipos de viajantes.

A diversidade é valorizada, e há um forte sentido de comunidade a bordo.

Itinerários Virgin Voyages 2024

Scarlet Lady fará mais de 25 viagens de ida e volta a sair de Barcelona entre maio e outubro de 2024, e irá parar em destinos incríveis no Mediterrâneo Ocidental.

Cada viagem também oferece uma escala noturna em Ibiza, onde os passageiros poderão absorver a cultura e a vida local.

O segundo navio da companhia, o Valiant Lady, ficará a fazer cruzeiros nas Caraíbas o ano todo. Os passageiros podem embarcar em Miami ou San Juan para viagens de diferentes durações, com a maioria a parar no exclusivo Beach Club da Virgin Voyages em Bimini.

Finalmente, o mais novo navio, o Resilient Lady, fará viagens de ida e volta de Atenas de maio a julho, oferece viagens de sete noites ao redor do Adriático ou das ilhas gregas. Em agosto, o navio irá para Portsmouth para oferecer uma série de cruzeiros curtos para lugares como Amesterdão e Zeebrugge (Bruges).

 

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Caraíbas a bordo do luxuoso Celebrity Beyond!