Os Açores estão na mira de muitas companhias de cruzeiros internacionais que procuram o porto de Ponta Delgada para uma das escalas dos seus itinerários mais importantes. Com dezenas de escalas de alguns dos cruzeiros mais reconhecidos e com maior valor, é normal que a região surja reconhecida a nível internacional como um dos locais mais qualificados de escalas para os navios cruzeiros.
O turismo de cruzeiros tem registado uma evolução extremamente elevada, potenciada pela hospitalidade dos povos, pelas paisagens fantásticas e ainda pelos serviços de excelente qualidade em redor do porto. Carlos César, o presidente do Governo dos Açores, falou durante a cerimónia inaugural do novo cais de passageiros da cidade da Horta e referiu a enorme importância que os portos têm tido nos últimos anos para algumas das companhias mais importante do mercado de cruzeiros.
Este novo cais de passageiros da cidade da Horta vem ainda fortalecer toda esta oferta, com cerca de 280 metros de comprimentos, permite a operação de navios de turistas de praticamente todas as dimensões, fazendo ainda com que o volume de actividade turística oriunda dos cruzeiros seja ainda maior nos próximos anos.
Nos anos 90 havia apenas um volume residual de actividade, no entanto hoje em dia há mais de uma centena de navios cruzeiros a fazerem a sua escola nos portos dos Açores, alguns deles com o seu início e fim nesses portos, recebendo mais de 100 mil turistas todos os anos.
Este novo investimento do Governo dos Açores representa 40 milhões de euros, no entanto os reflexos positivos na economia da ilha e as enormes e variadas possibilidades que vão garantir estão acima desse mesmo investimento. Além dos navios de cruzeiros o novo cais da cidade da Horte vai também receber navios da Atlânticonline e assegurar o transporte dos passageiros, assim como os barcos da Transmaçor que ligam as ilhas Faial, Pico e São Jorge.