Apesar do trágico acidente do navio Costa Concordia, os leitores do Blog dos Cruzeiros estão conscientes que esta forma de viajar é segura e, por isso, não deixarão de efectuar cruzeiros.
Dia 13 de Janeiro faz precisamente 1 ano que a indústria dos cruzeiros abalou com o naufrágio do navio da Costa Cruzeiros, um expoente de modernidade, tecnologia e segurança que não resistiu à incúria da tripulação aos seus comandos. Esta é mais uma prova que as mãos humanas ainda ofuscam toda a tecnologia e sistemas de segurança presentes nos mais recentes navios de cruzeiro.
É, pois, fundamental que todos os procedimentos, regras e boas práticas sejam postas em prática por toda a tripulação de modo a evitar estes infelizes acidentes. Acima de tudo a segurança a bordo, tanto de passageiros como de tripulação, deve continuar a ser a prioridade número 1 das companhias de cruzeiro.
Há meses que temos no blog uma sondagem sobre o Costa Concordia. A maior parte dos leitores (62%) está consciente que estes acidentes são raros e, portanto, continuará a navegar em navios de cruzeiro. 28% conservam a vontade de o fazer mas irão rever com mais atenção os procedimentos de segurança e evacuação. Apenas 5% dos leitores afirmaram que não voltarão a fazer férias com a Costa Cruzeiros ou em navios muito grandes, enquanto outros 5% se recusarão a entrar num cruzeiro no futuro.
Apesar de todos os acontecimentos posteriores a indústria dos cruzeiros seguirá o seu rumo com cada vez mais passageiros e mais navios, mais modernos e mais seguros.
Participe na nova sondagem do Blog dos Cruzeiros: “Quais são os seus portos de embarque preferidos?“