Experiências Royal Caribbean

Acabei de voltar do Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo… e foi Incrível!

Wonder of the Seas

Começam a faltar adjetivos para o Wonder of the Seas, o mais recente navio da Royal Caribbean e também o maior do mundo, com 236 mil toneladas e capacidade para mais de 6 mil passageiros. O navio supera o seu irmão mais velho, o Symphony of the Seas, que tivemos a oportunidade de experimentar em 2018 (pode ver aqui a reportagem).

Mas não é só o tamanho que importa no 5º navio da classe Oasis, é também tudo o que consegue proporcionar a quem viaja nele. Desde os desportos aquáticos para miúdos e graúdos, entretenimento de alto nível em diversos palcos, gastronomia de qualidade e de vários locais do mundo, e o habitual serviço e simpatia de uma tripulação que nunca descansa enquanto não tivermos a melhor experiência de férias!

Wonder of the Seas em Valência
Wonder of the Seas em Valência

Durante três curtos dias estivemos a bordo num itinerário com saída de Barcelona e que serviu essencialmente para apresentar o Wonder of the Seas à imprensa especializada, agentes de viagens e convidados muitos especiais de todo mundo, entre os quais os membros do Pinnacle Club, o mais exclusivo do programa Crown and Anchor Society, com mais de 700 noites a bordo de navios da Royal Caribbean.

Se já é difícil ver tudo em 7 noites imaginem a correria que foi para experimentar tudo o que o navio tem para oferecer em apenas 2 noites. Fiz o possível 🙂

Mas vamos aos destaques que considero serem os mais importantes do Wonder of the Seas, um navio que estava destinado ao mercado chinês, mas que a pandemia forçou a companhia a mudar de planos (e ainda bem) trazendo-o, primeiro para os Estados Unidos e depois para o Mediterrâneo.

Um check-in super-rápido

Boardwalk do Wonder of the Seas
Boardwalk

Nunca o check-in foi tão rápido, mesmo com a segurança extra em termos de saúde, com testes negativos e certificados de vacinação para apresentar. Basicamente fazemos tudo pela aplicação da Royal Caribbean, que somos convidados a instalar ainda antes do cruzeiro. Com ela podemos inserir os nossos dados pessoais, uma fotografia que será usada pela companhia no nosso registo, transferir o nosso certificado de vacinação com as doses tomadas, preencher o questionário de saúde e até associar o nosso cartão de crédito para compras a bordo. Tudo antes de subirmos a bordo.

Ao chegar ao terminal, e de forma muito rápida, um elemento da Royal Caribbean confirma os dados inseridos na aplicação e já está! É só subir a bordo do Wonder of the Seas! Super-rápido.

Mais! O simulacro de emergência também pode ser feito na própria aplicação. Só temos que seguir os passos, ver o video, ouvir o alarme de emergência e deslocarmo-nos à nossa estação para verificação. Simples e rápido.

Um novo desenho do enorme Pool Deck

Pool Deck do Wonder of the Seas
Pool Deck

É para mim um dos pontos mais atrativos do Wonder of the Seas. O deck das piscinas, onde tanta gente se refresca com um cocktail de verão, assiste a música ao vivo, diverte-se nos inúmeros escorregas ou simplesmente acompanha as crianças nos vários parques aquáticos!

Mas não são só as crianças que se divertem. Os mais crescidos podem surfar as ondas no Flowrider, escalar uma parede gigante, descer o temível escorrega The Ultimate Abyss, “voar” na Zip Line, jogar basquete, futebol e até minigolfe, desfrutar de um cocktail nos vários bares ao ar livre, relaxar nos jacuzzis, etc, etc… Isto tudo num único deck! É incrível a quantidade de atividades que podemos fazer a bordo!

Restauração no Wonder of the Seas

Windjammer Café, o buffet do Wonder of Seas
Windjammer Café, o buffet do Wonder of Seas

São mais de 20 opções para saborear uma refeição a bordo do Wonder of the Seas. Não as vou nomear aqui todas, mas as que estão incluídas no cruzeiro são: o buffet Windjammer Café, que foi extraordinariamente bom neste itinerário (incluindo lagosta, filé mignon, polvo, etc), o salão principal com uns incríveis 3 decks, o Solarium Bistro, o Coastal Kitchen (para suites), o Park Café (no Central Park), o Vitality Café (no SPA), o Café Promenade (na Promenade), o Sorrentos (uma bela pizzaria a servir pizzas sempre quentinhas pela noite dentro), o Boardwalk Dog House (comida de rua na Boardwalk) e o El Loco Fresh, um agradável restaurante no deck das piscinas, que serve tacos, burritos e outros pratos mexicanos, que recomendo vivamente.

Sim, são 10 restaurantes incluídos no cruzeiro e sem custos adicionais! Não faltam opções para jantar ou saborear uma refeição a bordo do Wonder of the Seas.

Vou destacar dois espaços que não estão incluídos, mas dos quais gosto muito: o Playmakers, que é um sports bar, localizado na Boardwalk com esplanada ao ar livre, e um sítio agradável para uma cerveja ao fim do dia, e o Jonhny Rockets, um clássico já na Royal Caribbean, para comida rápida, igualmente na Boardwalk.

Destaco ainda uma novidade do Wonder of the Seas, o The Mason Jar, um restaurante de pratos do sul dos Estados Unidos, como o tradicional barbecue, vários fritos de carne e peixe, picantemente condimentados, acompanhado por música country com banda ao vivo.

The Mason Jar | Wonder of the Seas
The Mason Jar

Entretenimento a bordo

Por onde começar? São tantas as opções de entretenimento, espetáculos a bordo, música ao vivo em diversos bares e discotecas… mas vou sublinhar aqui três opções que são obrigatórias quando fizer o seu cruzeiro no Wonder of the Seas.

Royal Theater, o magnífico teatro do Wonder of the Seas
Royal Theater, o magnífico teatro do Wonder of the Seas

Primeiro, e o mais fantástico: o AquaTheater, um exclusivo da classe Oasis da Royal Caribbean! Sim, aquela piscina na popa do navio, ao ar livre, com mergulhadores, acrobatas e artistas que atuam numa piscina com mais de 5 metros de profundidade! São de facto maravilhosos os espetáculos proporcionados neste anfiteatro, como se pode constar nas fotos e vídeo neste artigo! O que mais gostei foi o inTENse, constituído apenas por mulheres, que maravilharam o público com acrobacias aquáticas e aéreas. Não percam o video em baixo!

Em segundo lugar outro espaço só visto em navios da Royal Caribbean: o famoso Studio B, com uma pista de patinagem bem no centro e palco de exibições só ao alcance de quem domina os patins. E não é só as piruetas e saltos dos artistas, é também o jogo de luzes e som que envolve todo o ambiente do Studio B, inclusive nas bancadas onde se encontram os espectadores.

Por fim, e não menos importante, o magnífico Royal Theater, o teatro a bordo do Wonder of the Seas que faz jus ao tamanho do navio. O gigante espaço, de dois decks e com um grande ecrã, permite exibições de espetáculos da Broadway, principalmente musicais, como é o caso do Voices.

O meu Camarote com Varanda

O que mais gostei do Wonder of the Seas

A relaxar numa das piscinas

Tanta coisa que eu gostei, mas vou deixar aqui apenas aquilo que me transcendeu mais:

  • Os espetáculos no AquaTheater são fabulosos;
  • O Studio B não me surpreendeu, mas o nível das exibições continua bem alto;
  • O novo desenho do pool deck permite mais espaço, mais piscinas e mais jacuzzis (panorâmicos);
  • A sensação de espaço num navio tão grande é factual e objetiva, sempre com lugares disponíveis;
  • Boardwalk, Central Park e Promenade continuam a ser espaços de lazer fantásticos;
  • O amplo camarote e o espaço para arrumação em diversos suportes;
  • A eficiência e a simpatia da tripulação da Royal Caribbean é sempre de elogiar;
  • A aplicação da Royal Caribbean permite rápido check-in e até ajuda no simulacro de emergência;
Central Park do Wonder of the Seas
Central Park do Wonder of the Seas

O que menos gostei

Fica difícil escolher algo que gostei menos, mas aqui vai:

  • Não me lembro de andar tanto para chegar ao camarote 🙂 o navio é mesmo muito grande;
  • Os canais da TV ainda não estavam configurados para a Europa, portanto canais em português ainda não estavam disponíveis;
Central Park, mas não é em Nova Iorque!
Central Park, mas não é em Nova Iorque!

Dados Técnicos e Curiosidades

  • Tonelagem Bruta: 236,857;
  • Comprimento: 362 metros;
  • Capacidade: 5.734 passageiros (ocupação dupla), 6.988 passageiros (capacidade máxima), 2.300 tripulantes;
  • 24 elevadores distribuídos por 18 decks;
  • 4 Propulsores com 7.500 cv cada e 3 azipods de 20 megawatts cada;
  • 1 Sistema de tratamento de águas capaz de purificar mais de 2 milhões de litros… por dia;
  • Conectividade elétrica com terra para diminuir emissões nos portos;
  • 20.000 Plantas naturais no Central Park;
  • 1 Pista de atletismo no deck 5 com 670 metros;
  • 3 Astronautas a bordo! Já os encontraram? 🙂
Promenade é sempre um bom sítio para os fotógrafos
Promenade é sempre um bom sítio para os fotógrafos

Itinerários do Wonder of the Seas

O Wonder of the Seas começou os itinerários com embarques em Barcelona para o Mediterrâneo Ocidental e escalas em Palma de Maiorca, Marselha, La Spezia, Civitavecchia (Roma) e Nápoles. Os cruzeiros prolongam-se até final de Outubro, altura em que o navio da Royal Caribbean parte para Port Canaveral, Estados Unidos, onde ficará para itinerários de 7 noites pelas Caraíbas Orientais.

Wonder of the Seas no Porto de Barcelona
Wonder of the Seas no Porto de Barcelona

Cruzeiro de Grupo Fiordes da Noruega Venha connosco nesta Viagem em Junho de 2023!