As novidades, não só a nível de decoração como também de serviços prestados e características de navios, estão prestes a chegar a alguns dos navios mais conceituados do mercado actual. A nova geração de cruzeiros está prevista para surgir já em meados de 2013, com o primeiro navio a surgir Royal Princess, da Princess Cruises.
A preparação desta nova geração começa com os navios da classe Solstice que vieram apresentar uma nova realidade do que pode viver a bordo de um navio cruzeiro, seja para férias em família ou mesmo solitárias. Estão agendadas mudanças e melhorias para praticamente todas as companhias, no entanto em algumas serão mais importantes que outras.
Os navios do projecto Genesis, como por exemplo o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas, vieram também apresentar ideias e características inovadoras para os passageiros. A maior delas é provavelmente a replica do Central Park existente a bordo dos dois maiores navios cruzeiro do mundo.
Esta nova geração de cruzeiro caracteriza-se pelos novos espaços e por ideias inovadores que vão permitir que os passageiros a bordo fiquem deslumbrados com as características, conseguindo assim que esses mesmos passageiros se questionem sobre estas características e sobre a facilidade que as companhias têm em apresentar novas e inovadoras soluções de lazer e entretenimento a bordo dos navios.
Serão muitas as novidades, no entanto a possibilidade de realização de cruzeiros de maior duração para estes navios é cada vez mais uma realidade. Já que com a dimensão de alguns navios é praticamente impossível de usufruírem e conhecerem todos os espaços, principalmente nos itinerários de apenas algumas noites.
A nova geração de cruzeiros não visa a mudança completa de todos os navios e cruzeiros existentes no mercado, apenas o melhoramente e adição de algumas novidades inovadoras e modernas que vão privilegiar os passageiros e darem-lhes ainda mais opções de entretenimento e diversão para as suas férias.