As notícias sobre o Costa Concordia não param de chegar à comunicação social e consequentemente até nós que as analisamos e apresentamos aqui para vos informar. Depois de falarmos sobre o início das audiências do capitão do navio, é hora de falar sobre as indemnizações que a maioria dos sobreviventes já receberam.
Apesar de já ter passo mais de meio ano, apenas recentemente os sobreviventes começaram a receber as suas indemnizações, no entanto estas foram apenas para cerca de 67% dos passageiros presentes, representando os 3050 passageiros que saíram ilesos do acidente, enquanto que os que ficaram feridos e as famílias das vítimas mortais, ainda estão à espera que o processo seja terminado e tenham acesso aos valores mencionados.
Os passageiros que saíram ilesos receberam uma compensação de 11 mil euros, cada um, oferecidos pela empresa, representando assim um valor que a própria companhia acha justa e necessária para compensar aqueles que passaram por um momento trágico e difícil mas que felizmente não tiveram grandes perdas. Contudo, a família das vítimas mortais e os passageiros que sofreram lesões graves, estão ainda à espera que a empresa chegue até um valor justo, ou então que o julgamento termine.
Além do capitão do navio, outros 9 membros da tripulação estão a ser investigados, no entanto ainda nenhum deles foi acusado, já que o julgamento começou agora e ainda estão a ser ouvidas todas as testemunhas. O resultado do julgamento e consequentemente as indemnizações e compensações, apenas devem estar fixadas para o próximo ano, havendo ainda muitos pormenores do acidente que não estão explícitos e podem vir a fazer toda a diferença no final.
Existe ainda informação na comunicação social que revela que uma outra investigação foi aberta recentemente, já que alegadamente algumas jóias pertencentes aos passageiros, relógios e quadros do navio, foram furtados do navio durante as manobras que estão a decorrer há vários meses.