Estatisticamente, apenas 2% dos Oficiais e Comandantes do mundo são mulheres. Esta tendência percentual não se verifica na Celebrity Cruises. Com a iniciativa “BRIDGE the GAP”, a companhia de cruzeiros de segmento Modern Luxury pretende colmatar a lacuna existente e ser uma referência na indústria dos cruzeiros, para que esta seja, cada vez mais, equilibrada em termos de género feminino e masculino nas suas equipas.
A Celebrity Cruises já foi reconhecida por contratar a primeira comandante de navios de cruzeiro, a americana Kate McCue e, novamente, ao anunciar que 22% das suas equipas de comando são constituídas por mulheres. Agora conquista um novo marco histórico ao anunciar a primeira equipa de comando e de oficiais totalmente Feminina.
A partida histórica irá ocorrer no Dia Internacional da Mulher – 8 de Março de 2020 – a bordo do navio mais novo e mais premiado da frota, o Celebrity Edge. A comandante, Kate McCue, estará no comando e será acompanhada por 26 mulheres. Juntas, irão constituir a primeira equipa de liderança feminina de navios de cruzeiro.
Lisa Lutoff-Perlo, Presidente e CEO da Celebrity Cruises, também estará presente neste dia histórico. “Queremos colmatar a diferença de género”, afirma Lutoff-Perlo. E acrescenta – “Nos últimos anos, trabalhamos muito para diversificar a tripulação a bordo e trazer mais mulheres para o nosso setor de atividade. Nada seria possível, sem a liderança e visão compartilhada entre os homens e mulheres extraordinários com quem trabalho todos os dias, liderados por Patrik Dahgren e Brian Abel. Temos o privilégio de poder contar com muitas mulheres extraordinárias, experientes e qualificadas, que trabalharam e se esforçaram para chegar onde estão hoje. E também celebramos os muitos homens que continuam a apoiá-las e a defender a presença de mais mulheres a bordo”.
A comandante McCue afirmou: “O entusiasmo não é suficiente para descrever o que sinto perante a oportunidade de trabalhar com estas mulheres incríveis a bordo do Celebrity Edge. Será um momento histórico. As mulheres com quem já tive oportunidade de trabalhar inspiram-me todos os dias, por demonstrarem que existe força na diversidade ”.
A equipa feminina que irá liderar as operações do Celebrity Edge é proveniente de 17 países diferentes, incluindo:
- Kate McCue, Captain – Estados Unidos da América
- Maria Gotor, Staff Captain – Espanha
- Niina Hautaniemi, Hotel Director – Finlândia
- Julie Sherrington, Guest Relations Director – Reino Unido
- Byliana Velikova, Food&Beverage Director – Bulgária
- Dra. Jennifer Bernardo, Senior Doctor – Filipinas
- Sue Denning, Cruise Director – Reino Unido
- Ionela Burduja, Safety Officer – Roménia
- Milana Dortangs, Associate Hotel Director – Países Baixos
- Sarah Guinot, Revenue and Marketing Director – França
- Angel George, Human Recourses Manager – Estados Unidos da América
- Teresa de Guzman, Financial Controller – Filipinas
- Lyudmyla Miroshnychenko, Chief Housekeeper – Ucrânia
- Alexandra Villarreal, Safety Investigation Officer – Estados Unidos da América
- Maria Karoutsou, Environmental Officer – Grécia
- Mor Segev, Chief Security Officer – Israel
- Maria Koliou, Chief Officer – Grécia
- Maria Agius, Chief Officer – Malta
- Dra. Sumaya Guffar, Doctor – África do Sul
- Rachel Arnold, First Officer – Reino Unido
- Despoina Tsairi, First Officer – Grécia
- Anna Avgoustaki, Third Engineer – Grécia
- Nicholine Tifuh Azirh, Second Officer, foi a primeira mulher africana a trabalhar a bordo de um navio, contrada em 2017 para exercer funções de camaroteira – Camarões
- Ioana Tzovara, Second Officer – Grécia
- Esperanza Romero, Third Officer – Espanha
- Cassandra May Mead, Third Officer – Nova Zelândia
- Gifty Adu Gyami, Apprentice Officer – Gana
A comandante Kate McCue, foi uma das personalidades abordadas neste artigo: 21 Personalidades que me INSPIRAM a fazer Cruzeiros e que DEVEM seguir.
De forma a proporcionar uma experiência única a bordo deste cruzeiro, a Celebrity Cruises está a preparar uma programação muito especial, incluindo exposições e exibições artísticas noturnas; leilões de arte, de artistas que retratam o feminino; um design exclusivo, criado em parceria com Reout Kallati, designer de joalharia; eventos especiais, como sessões de cinema em homenagem a diretoras de cinema icónicas, a produções impactantes e a narrativas inspiradoras; programação dedicada, com o tema Women of the Word – Mulheres do Mundo, incluindo desafios de Quiz temáticos; um torneio de voleibol aquático – Oficiais Destemidas vs. Passageiros e um painel de discussão inspirado na liderança feminina do navio.
Para o painel de discussão, a Celebrity Cruises ainda não anunciou o programa, mas confirma a presença de Autumn de Forest, uma artista considerada um prodígio quando era criança; e de Mary Frances, designer de moda. Serão analisados diferentes percursos profissionais e muito mais, com o objetivo principal de inspirar e encorajar jovens adultas e mulheres.
O Celebrity Edge, que começou a navegar apenas em 2018, foi construído por uma equipa de arquitetos e designers visionários, que introduziram uma variedade de inovações na indústria dos cruzeiros – como o camarote multidimensional com Infinite Varanda e a Magic Carpet, a primeira plataforma, localizada na lateral exterior do navio, que sobe e desce ao longo de 16 decks. O navio revolucionário está, neste momento, a terminar a sua primeira temporada, no Mediterrâneo, a operar cruzeiros com 7 e 11 noites, visitando cidades icónicas como Barcelona e Roma. Regressará às Caraíbas no final de Novembro.
Clique no artigo Subimos a bordo do revolucionário Celebrity Edge na sua escala inaugural em Lisboa para ver a nossa reportagem a bordo.
O Celebrity Apex, da mesma Classe de navios, chegará em 2020. O segundo e o terceiro Apex chegarão em 2021 e 2022.
No Brasil ninguém trabalha, porque teria uma capita, aí!