Celebrações especiais marcaram a cerimónia de nomeação do Costa Smeralda, no navio da Costa Cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). O evento aconteceu a 22 de fevereiro, em Savona, Itália.
A madrinha e estrela do evento foi a celebridade internacional Penélope Cruz, que realizou a tradicional cerimónia ada garrafa contra a proa do navio na presença do comandante do navio Costa Smeralda, Paolo Benini. Já o chef italiano Bruno Barbieri elaborou e apresentou pessoalmente um cocktail de gala, proporcionando aos passageiros um pouco da experiência gastronómica a bordo do Costa Smeralda.
> Saiba mais sobre o Costa Smeralda
A cerimónia continuou com um extraordinário espetáculo acrobático chamado “Dream”, produzido por Viktor Klee e realizado no tecnológico teatro Colosseo, localizado no centro do navio, com nove dos melhores acrobatas do mundo. O batismo terminou com um espetáculo de fogo de artifício em frente a Fortaleza de Priamar, iluminando o céu de Savona.
O Costa Smeralda é uma inovação para a indústria de cruzeiros, uma vez que representa a combinação da inovação ambiental e de tecnologias inteligentes com a excelência italiana em design, gastronomia e experiências.
O navio Costa Smeralda é uma homenagem à Itália. O projeto criativo liderado pelo designer Adam D. Tihany celebra a Itália e oferece aos hóspedes a possibilidade de experimentar o melhor do país num só lugar. O mobiliário, a iluminação, os tecidos e estofados e os acessórios foram fabricados por 15 parceiros italianos especialmente para o Costa Smeralda. Todos os espaços são inspirados nas belezas de Itália. Uma celebração ao design italiano é retratada no CoDe – Costa Design Museum, o primeiro museu num navio de cruzeiro.
A bordo, os destaques são o Solemio Spa, as áreas de entretenimento, os bares temáticos em colaboração com as principais marcas italianas, 16 restaurantes e os ambientes para autênticas experiências gastronómicas como o inovador LAB Restaurante. O hóspede diverte-se a cozinhar e a aprender sobre a sustentabilidade dos alimentos. Um novo conceito de entretenimento a bordo foi implementado, sendo realizado simultaneamente diversos espetáculos em diferentes partes do navio.
O Costa Smeralda é uma verdadeira “cidade inteligente itinerante”, onde tecnologias sustentáveis e conceitos de economia circular são aplicados para reduzir a pegada ambiental e apoiar a promoção de cruzeiros sustentáveis. Com o seu inovador sistema de propulsão baseado em Gás Natural Liquefeito (GNL), a mais avançada tecnologia de combustível atualmente disponível para reduzir emissões, o Costa Smeralda é capaz de praticamente eliminar as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e material particulado (redução de 95% a 100%), além de reduzir bastante as emissões de gases de efeito estufa, de óxidos de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (até 20%).
A bordo do navio, as instalações especiais de dessalinização processam diretamente a água do mar para atender os requisitos diários de fornecimento de água, e o consumo de energia é reduzido ao mínimo graças a um sistema inteligente de gestão de energia. Os resíduos são coordenados a bordo com 100% de coleta para reciclagem de plástico, papel, vidro e alumínio, usando uma abordagem inspirada em projetos de economia circular. O programa 4GOODFOOD aplicado a bordo, por sua vez, é projetado para reduzir o desperdício de alimentos e recuperar excedentes para a melhoria social em cooperação com a Federação Europeia de Bancos de Alimentos.
“É um prazer receber oficialmente o Costa Smeralda na nossa frota. Este navio é a combinação perfeita da excelência italiana, que é a principal herança da marca Costa, com a inovação sustentável na oferta de uma experiência inesquecível de férias. Como líder de mercado na Europa, estamos comprometidos em ser os primeiros a introduzir inovação ambiental e liderar o caminho de cruzeiros sustentáveis para a indústria. Fomos a primeira empresa a investir em GNL e atualmente estamos a trabalhar para desenvolver outras tecnologias sustentáveis, como armazenamento de baterias, células de combustível e gás liquefeito de fontes de energia renováveis”, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa, que inclui as marcas Costa, AIDA Cruises e Carnival Asia.
“A nomeação de um novo navio é sempre muito empolgante – principalmente no caso do Costa Smeralda, por ser um projeto sem precedentes. Um cruzeiro de férias neste navio permite que os nossos hóspedes desfrutem de experiências memoráveis a bordo e em terra – seja em comida, relaxamento, entretenimento de alta tecnologia ou encontros autênticos nos destinos visitados. Esta é a Costa do futuro, proporcionando novas oportunidades para crescer no mercado e atraindo consumidores que nunca haviam feito um cruzeiro antes”, afirmou Neil Palomba, presidente Global da Costa Cruzeiros.
O Grupo Costa foi o primeiro operador de cruzeiros do mundo a implementar o avançado sistema de propulsão de GNL, encomendando um total de cinco novos navios movidos a GNL, dois dos quais – Costa Smeralda e AIDAnova – já estão em serviço. Eles integram o plano de expansão da frota do Grupo Costa, que contempla um investimento total de 6 mil milhões de euros em sete novos navios.
O Costa Smeralda entrou em operação no dia 21 de dezembro de 2019, realizando itinerários de uma semana pelo Mediterrâneo Ocidental com paragens em Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia/Roma e La Spezia. Durante o verão 2021, o navio também navegará por Cagliari.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui