Artigos

21 Personalidades que me INSPIRAM a fazer Cruzeiros e que DEVEM seguir (três são portuguesas)

Gene Sloan

Não são só os nossos amigos, familiares ou a nossa agência de viagens, que nos inspiram e nos incentivam a fazer um cruzeiro. É certo que eles têm grande influência e se esforçam por nos mostrar como é fantástico este tipo de férias.

Muitos de nós, que já começaram uma série de cruzeiros, foi impelida por estes testemunhos e por esta partilha de experiências por parte de amigos e familiares. Mas na ânsia de saber mais, de investigar e pesquisar as melhores opções, acabamos por recorrer à Internet para ver e descobrir por nós próprios.

É aqui que entram estes grandes influenciadores do mundo dos cruzeiros, personalidades que, pela sua experiência e conhecimento, conseguem estimular ainda mais o nosso desejo que fazer mais cruzeiros. Quem gosta e acompanha o mundo dos cruzeiros provavelmente já se cruzou, em algum momento, com alguns destes homens e mulheres, que nos presenteiam com as melhores experiências através das suas redes sociais.

São jornalistas de viagem, bloggers, comandantes ou empresários, todos com ligações muito fortes aos cruzeiros. Juntos representam milhares de cruzeiros acumulados, milhares de artigos e publicações e sobretudo muito conhecimento que transmitem aos seus leitores e seguidores.

Vivem dos cruzeiros e para os cruzeiros, sempre numa roda viva de itinerários, cruzando os mares a leste e a oeste, subindo a bordo de novos navios, clássicos, grandes ou pequenos, nos quatro cantos do mundo…

São normalmente os primeiros a passar as experiências vividas para o público, de modo que todos nós possamos escolher a melhor opção.

Elegemos 21 personalidades (de muitas mais) que nos ajudam e nos inspiram a fazer cruzeiros.

Prontos para esta viagem? Let’s go!

Gene Sloan (jornalista)

Gene Sloan nas Ilhas Galápagos
Gene Sloan nas Ilhas Galápagos

No início de 2019, Gene Sloan fundou a Gene Sloan Omnimedia, uma empresa de conteúdos editoriais especializada em viagens e lifestyle.

Mas a carreira de Gene Sloan começou muito antes. Gene foi editor de viagens do USA TODAY, um dos maiores jornais norte-americanos, durante 29 anos. Fez, aliás, parte da equipa que fundou, em 1995, a secção de viagens do USA TODAY, a «Go», que em 1998 passaria a chamar-se “Destinations & Diversions”.

Para além disso, criou a secção de cruzeiros, CruiseLog, tendo passado de um site sem visitas para cerca de 150 milhões de visitas/ano. Gene trabalhou também como especialista de cruzeiros para o The Travel Channel e escreveu guias de viagem para a Frommer’s.

Gene Sloan foi responsável pelo conhecido passatempo “Name That Ship“, do USA Today, que acabou por dar a conhecer os nomes dos maiores navios de cruzeiro do mundo, Oasis of the Seas e Allure of the Seas, depois de mais de 90 mil sugestões dos leitores. Alguns anos mais tarde um passatempo similar ajudou a nomear dois navios da Norwegian, o Norwegian Breakaway e o Norwegian Getaway.

Gene entrou no jornal como estagiário aos 21 anos, e foi crescendo dentro da hierarquia até sair, em 2019, e após mais de 150 cruzeiros, cobrindo a maior parte dos eventos importantes do sector.

Um dos mais marcantes foi um itinerário de quatro semanas pela Passagem do Nordeste (Ártico Russo) a bordo do navio Bremen, da Hapag-Lloyd. A propósito da viagem, disse na altura: “paramos em locais que foram vistos apenas por algumas centenas de pessoas em toda a história“. A foto de capa deste artigo, que gentilmente nos cedeu, é o melhor exemplo dessa viagem.

Atualmente colabora com as publicações The Points Guy, AFAR e Quirky Cruise.

Últimos Cruzeiros: Cruzeiro no Danúbio (AmaMagna, AmaWaterways), Ilhas Galápagos (Celebrity Flora, Celebrity Cruises), Bermudas (Carnival Sunrise, Carnival), CocoCay (Navigator of the Seas, Royal Caribbean)

Onde Seguir: Blog: ThePointsGuy | Twitter: @cruiselog.

John Roberts (jornalista)

John Roberts
John Roberts

John Roberts é um jornalista freelancer americano, que alia o olhar analítico e critico ao seu espírito de viajante nato e de aventureiro inveterado, sempre à procura das melhores experiências.

O seu blog, InTheLoopTravel, faz parte do Travel Bloggers Influencer Network e da Professional Travel Bloggers Association. No seu blogue encontramos informações variadas acerca de navios de cruzeiro, hotéis, resorts e excursões ao redor do globo. É também um ávido amante de fitness e frequentador habitual dos ginásios a bordo dos seus 70 cruzeiros.

John escreve para inúmeras publicações relacionadas com viagens e, principalmente, cruzeiros, onde é especialista também na sua vertente fluvial.

Gere ainda um canal do Youtube onde regularmente apresenta, em video, os navios que visita, mas também as experiências que tem nos locais de escala, especialmente aquelas relacionadas com fitness como ciclismo, caminhadas, montanhismo e desportos aquáticos.

Últimos Cruzeiros: Havai (Safari Explorer, UnCruise), Cruzeiro no Danúbio (AmaMagna, AmaWaterways), Cruzeiro no Reno (Emerald Destiny, Emerald Waterways).

Onde Seguir: Blog: InTheLoopTravel.com, Facebook: @john.roberts.3726, Twitter: @InTheLoopTravel, YouTube: @InTheLoopVideo, Instagram: @LoopTravelPics

Stewart Chiron (empresário)

Stewart Chiron

Stewart Chiron é um dos especialistas mais prestigiados do mundo dos cruzeiros, com cerca de 300 cruzeiros realizados. É colaborador regular das cadeias de televisão norte-americanas ABC, NBC, CBS, FOX, Good Morning America, CNBC, Travel Channel e CNN.

O seu blog, The Cruise Guy, oferece sugestões, dicas e promoções de todas as principais companhias de cruzeiros para destinos em todo o mundo.

Chiron é também empresário ligado ao marketing e vendas no sector dos cruzeiros há mais de 30 anos, tendo ajudado milhares de passageiros a encontrar a melhor companhia e as tarifas mais vantajosas. Presta igualmente consultoria sobre o mercado de cruzeiros a várias instituições financeiras americanas.

A melhor forma de acompanhar Stewart Chiron é no Twitter onde o empresário de Miami tem mais de 50 mil seguidores e onde partilha regularmente fotos e dicas das suas viagens.

Últimos Cruzeiros: Ilhas Galápagos (Celebrity Flora, Celebrity Cruises), Mediterrâneo (Celebrity Edge, Celebrity Cruises), CocoCay, Bahamas (Navigator of the Seas, Royal Caribbean).

Onde seguir: Twitter: @CruiseGuy, Instagram: @cruiseguy1

John Heald (senior cruise director)

John Heald

O britânico John Heald é diretor sénior da Carnival e um dos embaixadores da marca. Para além disso, tem o seu próprio blogue desde 2007, onde descreve as suas experiências como diretor de cruzeiro, de forma humorística e mordaz, muitas vezes polémica.

Na verdade, foi a Carnival que convidou John Heald a criar um blogue por alguns meses, mas este alcançou tanto sucesso que acabou por evoluir para a rede social Facebook, onde tem mais de 240 mil fãs.

Gene Sloan, uma das personalidades que abordamos neste artigo, escreveu sobre Heald: «…é notoriamente irreverente e conhecido pelas suas opiniões sinceras, engraçadas e às vezes até escandalosamente inapropriadas sobre a vida no mar».

John começou a sua carreira em 1990, no Carnival Splendour, como cruise director, e em 2007 a Carnival presenteou John Heald com o “Sea Going Employee of the Year”.

Atualmente é presença assídua em novos navios da companhia, itinerários especiais, e principalmente na sua página do Facebook, onde esclarece e ajuda passageiros da Carnival. Tem inclusivamente um grupo no Facebook, criado pelos seus fãs, chamado simplesmente “Amigos que Gostam de John Heald” com mais de oito mil membros.

O que mais gosta nos seus cruzeiros é fazer rir às gargalhadas os passageiros e o que menos gosta são as pessoas que, por se sentirem ofendidas, julgam que têm sempre razão.

No tempo livre gosta de apreciar um bom cigarro e… ver fotos da Megan Fox.

Últimos Cruzeiros: Qualquer navio da Carnival. Neste momento no Carnival Splendor pela Riviera Mexicana.

Onde Seguir: Facebook: @JohnHeald

Ralph Grizzle (jornalista)

Ralph Grizzle

Ralph Grizzle é um premiado jornalista com mais de 200 cruzeiros feitos. Começou sua carreira aos 32 anos de idade após a conclusão do que ele chama de “década sabática”.

De facto, entre 1980 e 1990, Ralph calcorreou a América, a Europa, a Ásia, o Pacífico Sul, até finalmente regressar a casa e começar a sua carreira como blogger de viagens.

De 1996 a 2009, contribuiu para a HEMISPHERES, a premiada revista de bordo da United Airlines. A Associação Norte-Americana de Jornalismo de Viagens premiou o seu artigo, Ship Shape, publicado em 2005 na revista Hemispheres, na categoria de “Melhor Redação de Cruzeiros”.

Ao longo da sua carreira, Ralph Grizzle teve a oportunidade de escrever para o Wall Street Journal, USA Today e para inúmeros outros jornais e revistas.

É fundador e principal redator dos blogs Avid Cruiser, onde se especializou em cruzeiros de luxo, e River Cruise Adviser, já que tem, igualmente, um grande historial de cruzeiros fluviais. Em ambos os blogs Ralph organiza viagens com os leitores pelas mais belas regiões da Europa, Caraíbas e Antártida.

Actualmente vive em Asheville, Carolina do Norte, mas passa parte do ano perto de Copenhaga, na Dinamarca.

Últimos Cruzeiros: Danúbio (AmaMagna, AmaWaterways), Antártida (Silver Cloud, Silversea)

Onde Seguir: Blog: avidcruiser.com, rivercruiseadvisor.com, Facebook: @avidcruiser, Twitter: @avidcruiser, Youtube: @avidcruiser.

Félix González (blogger)

Felix Gonzalez

Félix González vive em Vigo, na Galiza, e é talvez o mais conhecido blogger de cruzeiros de língua castelhana. Este ex-programador informático fundou o portal InfoCruceros em 2002.

Hoje em dia, este blogue é a maior fonte de informação de cruzeiros em espanhol, com uma média de 1,5 milhões de visitas por ano.

Félix González colabora regularmente com meios de comunicação como a Traveler.es, CruisesNews, entre outros, e é um activo membro nas redes sociais onde partilha as suas experiências a bordo de navios de cruzeiro.

É presença assídua em viagens pré-inaugurais, cerimónias de batismo de novos navios e eventos relacionados com o sector dos cruzeiros.

Últimos Cruzeiros: Ilhas Gregas (Celestyal Olympia, Celestyal Cruises)

Onde Seguir: Blog: infocruceros.com, Facebook: @infocruceros, Twitter: @infocruceros, Youtube: @infocruceros, Instagram: @infocruceros

Ben Souza (blogger)

Ben Souza
Ben Souza

Ben Souza, um estudante de Teologia oriundo de Cincinnati, Estados Unidos, fundou o blogue Cruise Fever no Verão de 2011. A sua missão era clara: dar a conhecer a sua paixão pelo mar e pelos cruzeiros. Hoje é um dos maiores blogues americanos sobre cruzeiros.

Ao longo da sua carreira, Ben Souza teve oportunidade de escrever artigos sobre o mundo dos cruzeiros para o Yahoo News, Drudge Report, CNN, Fox e ABC News, entre outros. Além de escrever para o seu blog, Ben gere as redes sociais que denotam a popularidade da sua marca: mais de 400 mil seguidores no Facebook, 80 mil no Instagram e 34 mil que acompanham os seus videos no Youtube.

Viajante inveterado, já visitou mais de 40 países e realiza em média 9 cruzeiros por ano. O seu lema de vida é simples: «A vida é demasiado curta para ficarmos em terra.»

O apelido “Souza” vem da parte do avô, combatente da 2ª Guerra Mundial que nasceu… no Porto.

Últimos Cruzeiros: Ilhas Gregas (Norwegian Star, Norwegian), Cruzeiro Fluvial no Rio Reno (Viking Einar, Viking River Cruises), Cruzeiro pré-inaugural (MSC Bellissima, MSC Cruzeiros).

Onde Seguir: Blog: cruisefever.net, Facebook: @cruisefever, Twitter: @cruisefever, Youtube: @cruisefevervideos, Instagram: @cruisefever.

Matt Hochberg (blogger)

Matt Hochberg
Matt Hochberg

Em 2010, Matt Hochberg lançou um blogue sobre a Royal Caribbean, na sequência de ter realizado um cruzeiro no Oasis of the Seas e de ter ficado encantado com a experiência. Queria partilhar com o mundo as sensação que tinha vivido e um blogue pareceu-lhe a plataforma mais adequada.

Hoje em dia, para além do blogue, Matt tem também um podcast onde aborda um tema específico por programa e responde a perguntas dos ouvintes, todos fãs da Royal Caribbean.

Passados quase 10 anos do lançamento, Matt Hochberg é um dos maiores especialistas sobre a Royal Caribbean e gosta de pensar que criou uma boa fonte de informação para todos os que amam fazer cruzeiros na companhia.

Últimos Cruzeiros: Caraíbas Orientais desde Nova Iorque (Anthem of the Seas, Royal Caribbean), Bahamas e Perfect Day at CocoCay (Mariner of the Seas, Royal Caribbean), Perfect Day at CocoCay (Navigator of the Seas, Royal Caribbean), Bahamas (Harmony of the Seas, Royal Caribbean).

Onde Seguir: Blog: royalcaribbeanblog.com, Facebook: @royalcaribbeanblog, Twitter: @theRCLblog, Youtube: @RoyalCaribbeanBlog, Instagram: @royalcaribbeanblog

Dave Monk (jornalista)

Dave Monk
Dave Monk

Dave Monk, 59 anos, tem uma carreira de mais de 40 anos como jornalista, tendo sido nos últimos anos editor-adjunto da Metro, o jornal diário mais lido do Reino Unido.

Leia também  Há uma nova agência em Lisboa onde só se fala de Cruzeiros (e tem passatempo onde vai sortear um cruzeiro)

Foi colaborador regular dos jornais The Telegraph, Daily Mirror, World of Cruising, entre outros.

Dave Monk lançou o seu blogue, Shipmonk, em 2013, e foi eleito como o melhor blogger no Cruise International Awards, em 2016.

Últimos Cruzeiros: Rio Reno (AmaMora, AmaWaterways), Viagem Pré-inaugural (Spirit of Discovery, Saga Cruises)

Onde Seguir: Blog: shipmonk.co.uk, Twitter: @shipmonk, Instagram: @shipmonk.

Emma Le Teace (blogger)

Emma Le Teace

É a mais nova “influencer” desta lista, com apenas 23 anos de idade. Emma Le Teace ganhou o bichinho dos cruzeiros desde pequena, com apenas 11 anos, num cruzeiro familiar pelo Alasca a bordo do Norwegian Spirit.

Em 2017, Emma fundou o “Cruising Isn’t Just For Old People“, um blogue que rapidamente viralizou para as redes sociais e para uma comunidade que hoje em dia partilha experiências do mundo dos cruzeiros.

Em 2018, Emma ganhou o prémio de Favourite Cruise Blogger nos Wave Awards, 18 meses apenas após o lançamento do seu blogue…! Emma também lançou um bem sucedido canal no Youtube onde partilha muitos videos das suas experiências.

Uma das mais radicais aconteceu em 2018, a bordo do navio Marella Discovery, quando Emma decidiu rapar todo o seu cabelo e doá-lo a uma instituição britânica de apoio a crianças com cancro. Além disso obteve mais de 5.000€ em doações.

Últimos Cruzeiros: Cruzeiro Fluvial (Emerald Liberté, Emerald Waterways), Mediterrâneo Ocidental (MSC Meraviglia, MSC Cruzeiros), Mediterrâneo Oriental (Costa Luminosa, Costa Cruzeiros)

Onde Seguir: Blog: cruisingisntjustforoldpeople.com, Facebook: @cruisingisntjustforoldpeople, Twitter: @emmacruises, Youtube: @emmacruises, Instagram: @emmacruises.

https://twitter.com/emmacruises/status/1140305460064641024

Daniel Capella (jornalista)

Daniel Capella
Daniel Capella

Com mais de dez anos de experiência como jornalista especializado em cruzeiros, Daniel Capella é o fundador e editor-chefe do Portal WorldCruises, o maior e mais importante site sobre cruzeiros do Brasil.

Mas Daniel não se fica apenas pelo Brasil: é editor do Cruising Report, site norte-americano, e assistente editorial da revista Cruise Industry News.

Mantém ainda uma coluna no Jornal da Orla, de Santos, e é diretor da Maritimos, a maior agência de viagens especializada em cruzeiros do Brasil.

Últimos Cruzeiros: Cruzeiro Inaugural (Norwegian Joy, Norwegian) Transatlântico (MSC Fantasia, MSC Cruzeiros)

Onde Seguir: Blog: portalworldcruises2.com, Facebook: @worldcruisescom, Twitter: @worldcruisesbr, Youtube: @worldcruisescom, Instagram: @cruzeirosnosamamos.

Danielle Fear (blogger)

Danielle Fear
Danielle Fear

Conhecida como CruiseMiss, nome do seu blogue, Danielle Fear é uma freelancer de Newcastle, Inglaterra, especializada em cruzeiros. O seu primeiro cruzeiro foi em 2007 a bordo do Oriana, da P&O Cruises. Num estudo realizado em 2014 pelo USA Today, Danielle foi uma das duas bloggers britânicas a figurar no Top 10.

Danielle Fear já realizou mais de 40 cruzeiros, tendo-se estreado neste mundo em 2007, numa viagem pelas Ilhas Canárias: «Fiquei viciada desde o primeiro momento. Reservei deliberadamente um cruzeiro com menos de duas semanas de duração, para o caso de não gostar, e arrependi-me quase que imediatamente, pois não queria que terminasse!»

Danielle fez em 2018 o mais extenso da sua carreira, uma volta ao mundo de 108 noites, no Black Watch, da Fred Olsen Cruise Lines, uma viagem que a marcou para sempre.

Neste momento já prepara mais uma épica volta do mundo, 168 noites a bordo do britânico Boudicca.

Últimos Cruzeiros: Ilhas Britânicas (Spirit of Discovery, Saga Cruises), Transatlântico Canadá – Inglaterra (Saga Sapphire, Saga Cruises).

Onde Seguir: Blog: cruisemiss.com, Facebook: @CruiseMiss, Twitter: @CruiseMiss, YouTube: @CruiseMiss, Instagram: @CruiseMiss

https://twitter.com/CruiseMiss/status/1153670319686729728

Aaron Saunders (jornalista)

Aaron Saunders

Aaron Saunders, fundador do blogue FromTheDeckChair, é autor de três livros e escreve semanalmente para diversos jornais norte-americanos e canadianos.

Os seus cruzeiros iniciaram-se, em família, em 1998, com uma viagem ao Alasca.

Começou o blogue em 2009, porque, na sua opinião, os sites existentes cobriam sempre os mesmos itinerários e companhias de cruzeiro. Aaron queria mais e diferente. Para além do mais, Aaron aproveita para partilhar a sua paixão pela fotografia de cruzeiros.

É colunista do The Providence, o jornal mais lido de Vancouver, Canadá, de onde é natural.

Últimos Cruzeiros: Alasca (Nieuw Amsterdam), Caraíbas (Sea Cloud), Transatlântico Nova Iorque-Southampton (Queen Mary 2), Bermudas (Carnival Sunrise).

Onde Seguir: Blog: fromthedeckchair.com, Twitter: @deckchairblog

Jason Leppert (blogger)

Jason Leppert

Jason Leppert é natural de San Diego, California, e é o fundador do blogue Popular Cruising. Começou a sua experiência de cruzeiros aos 2 anos de idade e, hoje em dia, já realizou mais de 130 viagens. Jason é um especialista que aporta uma perspetiva jovem do sector dos cruzeiros ao seu blogue.

Jason Leppert é também editor na TravelAge West, colabora com as revistas Cruise Travel e Porthole, Oyster.com e com o podcast Cruise Radio. Além disso, escreve para o The Disney Cruise Line Connoisseur e já colaborou com outros meios de comunicação, como o Travel Channel, Fox News, USA Today e The San Diego Union-Tribune.

O seu blogue, Popular Cruising, é onde escreve e publica fotografias, mas principalmente videos, onde tem extensa experiência.

Últimos Cruzeiros: Alasca (Nieuw Amsterdam), Alasca (Disney Wonder).

Onde Seguir: Blog: popularcruising.com, Facebook: @PopularCruising, Youtube: @PopularCruising, Instagram: @PopularCruising.

James Van Fleet (meteorologista)

James Van Fleet

James Fleet é o primeiro meteorologista contratado por uma companhia de cruzeiros, a Royal Caribbean. Após mais de duas décadas como meteorologista, Fleet desenvolve agora previsões para a frota de mais de 20 navios da companhia por todo o mundo.

Através da sua hábil orientação, os comandantes dos navios contam sempre com o melhor apoio para tomar as decisões mais adequadas e assim proporcionar a melhor experiência aos passageiros dos navios.

Portanto, se o seu itinerário da Royal Caribbean for alterado devido a condições meteorológicas, já sabe quem é o grande culpado! Tudo pela sua própria segurança.

O seu Twitter está cheio de previsões do tempo para as áreas onde navegam navios da Royal Caribbean, mas também fotos, videos e explicações de fenómenos meteorológicos.

Onde Seguir: Twitter: @JamesVanFleet, Instagram: @jimvanfleet

Johnny Faevelen (comandante)

Johnny Faevelen

Norueguês de nascença, Johnny Faevelen desde pequeno esteve ligado ao mar, pois cresceu a ajudar o pai no seu barco de pesca, uma traineira de pesca de camarão, perto do Círculo Polar Ártico, no norte da Noruega.

A sua paixão pelo oceano não parou e Johnny fez carreira como comandante de navios de cruzeiro. É conhecido pelas suas intervenções bem-humoradas, no alto-falante do navio, e por andar na sua Harley Davidson sempre que desembarca nos portos de todo o mundo.

Foi comandante do Allure of the Seas durante seis anos, e hoje comanda o irmão Harmony of the Seas, juntamente com o seu animal de estimação, uma arara chamada AJ.

No seu Twitter, Faevelen partilha muitas fotos do seu dia-a-dia a bordo, mas também dos destinos que visita enquanto comandante.

Johnny Faevelen publicou a sua autobiografia – «The Fisherman Who Became Captain of the World’s Largest Cruise Ship» – em 2002.

Onde Seguir: Twitter: @HarleyCaptain.

Pier Paolo Scala (comandante)

Pier Paolo Scala

Siciliano de nascença, Pier Paolo Scala começou a sua vida profissional como comandante de petroleiros, no entanto, foi nos navios de cruzeiro que mais se destacou.

Foi comandante de vários navios da MSC Cruzeiros, principalmente da classe Lirica e Musica, e mais recentemente, o MSC Seaside e MSC Seaview.

Foi durante estes anos que conquistou milhares de fãs, tanto a bordo como nas redes sociais. Comandante extrovertido e afável para tripulação e passageiros o seu Instagram conta com mais de 20 mil seguidores, e onde partilha aspectos da sua vida a bordo.

Actualmente, a sua vida é em terra, como Vice-Presidente do Centro de Suporte Marítimo nos escritórios da MSC Cruzeiros em Londres.

Onde Seguir: Instagram: @captain_scala

Kate McCue (comandante)

Kate McCue

Desde os 12 anos que Kate McCue sabia que ia ser comandante de navios, quando voltou de um mini-cruzeiro às Bahamas com a família.

E em 2015, quando se tornou comandante, com apenas 37 anos, do gigante Celebrity Summit, conseguiu a proeza de ser a primeira mulher americana à frente de um navio daquelas dimensões.

Actualmente, Kate comanda o Celebrity Equinox, sempre com o seu gato Bug Naked ao lado, que só por si, também é uma celebridade (tem uma conta no Instagram @bugnaked). Em breve deverá ser a comandante do novo navio da companhia, o Celebrity Edge, quando se deslocar para as Caraíbas.

Kate McCue partilha a sua vida a bordo através do Instagram onde tem mais de 80 mil seguidores.

Onde Seguir: Instagram: @captainkatemccue.

Fernando Santos (empresário)

Fernando Santos

Especialista em Turismo de Cruzeiros e Coordenador da Pós-Graduação em Turismo de Cruzeiros no Instituto Superior de Educação e Ciências, Fernando Santos, está perto dos 90 cruzeiros realizados e é considerado um dos grandes especialistas portugueses.

Fundador do primeiro portal de cruzeiros português, infoCruzeiros, em 2009, Fernando Santos foi autor e produtor do programa CRUZEIROS, na SIC Noticias e SIC Internacional. Paralelamente desenvolve acções de formação com foco no turismo de cruzeiros para agentes de viagens nacionais.

Fernando Santos é presença habitual em inaugurações de navios de cruzeiros, apresentações mundiais, viagens pré ou inaugurais, e, frequentemente, convidado para conferências nacionais e internacionais, quer como moderador quer como palestrante.

É empresário e sócio-gerente da GlobalSea Travel, especializada em turismo de cruzeiros. É também representante em Portugal da Shore2shore, uma companhia espanhola no sector das excursões para cruzeiros.

Últimos Cruzeiros: Ilhas Gregas (Celestyal Olympia), Alasca (Princess Cruises)

Onde Seguir: Facebook: @fernandosantoscruzeiros.

Luis Miguel Correia (historiador)

Luis Miguel Correia

Luis Miguel Correia trabalha como autor, editor e investigador de história naval portuguesa, ganhando reconhecimento internacional pelos seus livros, artigos e palestras.

Hoje em dia, Luis Miguel Correia alia o seu trabalho na área editorial e de fotografia marítima com trabalhos de pesquisa e investigação na área do transporte internacional e dos cruzeiros. É, também, colaborador regular da Revista de Marinha, uma das revistas portuguesas mais antigas centradas no mar.

O seu blog, SHIPS & THE SEA, é um livro aberto sobre a história naval portuguesa, incluindo muitos e famosos navios de cruzeiro nacionais, com especial destaque para o mítico Paquete Funchal.

Recentemente esteve na inauguração e batismo do navio português World Explorer, da Mystic Cruises.

Onde Seguir: Blog: SHIPS & THE SEA

Mário Ferreira (empresário)

Mário Ferreira

Quase dispensa apresentações, Mário Ferreira é um empresário português, presidente da Mystic Invest, um grupo que congrega diversas empresas, entre as quais a Douro Azul, pioneira nos cruzeiros fluviais no Rio Douro, com mais de 10 navios-hotel.

Hoje a Douro Azul tem mais de 20 navios fluviais nos principais rios do mundo, como o Nilo, Danúbio, Reno, Mecong ou Yangtze, na China.

Há poucos dias, Mário Ferreira embarcou no seu novo navio, o World Explorer, rumo a Reykjavik, na Islândia. Trata-se de um navio totalmente construído nos Estaleiros de Viana do Castelo, sendo o primeiro da frota de cruzeiros de expedição que Mário Ferreira está a desenvolver.

O navio, com capacidade para navegar em águas geladas, fará cruzeiros na Antártida no final de 2019, e já está totalmente lotado.

Mário Ferreira ficou igualmente conhecido por ser o primeiro turista espacial português, viagem para a qual tem vindo a treinar e onde embarcará em breve, na Spaceship One, da Virgin Galactic. Foi também membro do programa Shark Tank, na sua versão portuguesa.

Últimos Cruzeiros: Islândia e Gronelândia (World Explorer, Mystic Cruises)

Onde Seguir: Facebook: @mario.ferreira1.

 

Booking.com
Tags

Add Comment

Click here to post a comment

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!