fbpx
Notícias

Portos nacionais bateram recordes em 2012

Notícias destas são sempre de grande importância para nós e para os nossos leitores. O crescimento de Portugal e dos seus portos no mundo dos Cruzeiros é uma das melhores formas de entender o crescimento directo deste tipo de férias em todo o mundo, incluindo no nosso país mesmo quando a situação económica não se encontra ao melhor nível.

No ano de 2012, os portos nacionais receberam mais de 1 milhão e 300 passageiros, aumentando 8% face aos valores apresentados em 2011, quando esse ano tinha já sido uma grande surpresa com a contabilização de mais de 1 milhão e 219 mil turistas.
Os números apresentados para 2012 incluem todos os passageiros recebidos nos portos de Lisboa, Portimão, Leixões, Setúbal, Açores, Porto Santo, Funchal e Cascais, sendo que destes, apenas os portos de Portimão e Porto Santo não tiveram um crescimento face ao ano anterior.

Foi o Porto do Funchal aquele que tomou a liderança, mais uma vez, recebendo 10% mais turistas que no ano anterior, já o porto de Lisboa teve uma subida de apenas 4%, no entanto já no porto de Setúbal, mesmo os passageiros terem sido apenas de 169, a subida foi de 17% relativamente ao ano de 2011. O porto de Leixões ultrapassou a barreira dos 50 mil passageiros apenas durante o ano de 2012.

Leia também  Porto de Lisboa marca presença na maior feira internacional de cruzeiros

Este recorde nacional deve-se essencialmente ao aumento de 9% do segmento de trânsito que contabilizou 1.255.460 passageiros, contra os números de 2011 que foram 1.152.203 passageiros registados.

Porém o recorde não ficou apenas pela presença de turistas, estabelecendo também um novo recorde relativamente as escalas nos portos portugueses, contabilizando um total de 887, crescendo 4% face ao ano de 2011 (850 escalas contabilizadas). Os portos em destaque foram os Açores e Leixões, registando subidas de 30% e 25%, respectivamente. Já o porto do Funchal colocou-se na liderança nacional, recebendo 336 escalas, subindo 11% face ao ano anterior.

É também importante referir que durante o ano de 2012 existiram 62 escalas inaugurais de diversos navios e companhias em todos os portos, nomeadamente: 29 nos Açores, 12 em Lisboa, 11 no Funchal, 6 em Leixões e 4 em Portimão.

About the author

Blog dos Cruzeiros

O Blog dos Cruzeiros é um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros criado por Nuno Ribeiro em 2009 e onde partilha as suas viagens e experiências a bordo de navios de cruzeiro.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Caraíbas a bordo do luxuoso Celebrity Beyond!