Home Guias 15 Coisas a Fazer no Primeiro Dia de Cruzeiro (para começar como deve ser!)
15 Coisas a Fazer no Primeiro Dia de Cruzeiro (para começar como deve ser!)

15 Coisas a Fazer no Primeiro Dia de Cruzeiro (para começar como deve ser!)

7.60K
0

Todos a bordo! Se nunca fez um cruzeiro e está com dúvidas em relação à forma como pode e deve passar o primeiro dia a bordo, estas 15 dicas orientadoras são para si! Embarque com a lição estudada de forma a que o seu primeiro dia no navio seja perfeito e inesquecível.

1. Chegue cedo

Muitas vezes o dia de embarque começa na véspera, quando tem de apanhar um voo para o porto onde está atracado o navio. Outras vezes começa manhã cedo quando se dirige para o local de embarque mas, em qualquer um dos casos, é importante que se previna contra atrasos em transportes e seja pontual. Isso quer dizer chegar com antecedência qb… porque o navio não vai ficar à sua espera!

 2. Largue a sua Bagagem e passe pela Segurança

Assim que chegar ao terminal de cruzeiros, entregue a sua bagagem aos seguranças que irão rotular as suas malas. Se quiser poupar tempo, pode imprimir as etiquetas de bagagem fornecidas com os documentos do cruzeiro e juntá-las às suas malas antes de chegar ao porto.

E atenção que só daí a umas horas irá rever os seus pertences que serão depositados, diretamente, na sua cabine.

Depois de largar a bagagem deve passar por uma triagem de segurança semelhante à dos aeroportos onde será observada a sua bagagem de mão e onde vai passar por um detetor de metais.

Muitas vezes, pode ter de preencher um questionário de saúde.

3. Faça o Check-in

Depois de passar pelo posto de segurança, deve dirigir-se ao local de check-in para o cruzeiro. Não será difícil identificar essa zona porque à partida já haverá fila… Conte com algum tempo de espera.

No check-in é emitido o cartão de cruzeiro (que servirá como a sua identificação no navio), cartão de débito/crédito e chave do quarto. Se quiser acelerar o processo no balcão de check-in, pode fazer o preenchimento da papelada on-line no site da sua companhia de cruzeiro, antes de embarcar.

4. Tire a primeira Foto no Navio

Harmony of the Seas

Depois de fazer o check-in será encaminhado para uma área de espera (se o navio ainda não estiver pronto para receber os passageiros) ou para o corredor para embarcar imediatamente. É ai que os fotógrafos do navio lhe vão propor uma foto em frente de um fundo cénico. A foto é paga e não tem carácter obrigatório mas a maioria dos passageiros não dispensa esta recordação.

5. Mude de Roupa

Talvez não seja boa ideia passar o dia com a roupa com que embarcou, principalmente se veio de um local frio, todo encasacado, e vai passar o dia a suar. E o mesmo aconselhamos a quem viaja de uma zona quente mas vai embarcar numa zona onde um agasalho é bem vindo. No entanto, como a bagagem pode demorar para chegar à sua cabine, convém levar uma muda de roupa na bagagem de mão para vestir enquanto as malas não chegam (um fato de banho, tshirt, calções, chinelos…). Leve também na sua bagagem de mão medicamentos e outros produtos que possa precisar até a sua bagagem ser devolvida.

6. Passe pelo Balcão de Informações

Também é necessário passar pelo balcão de informações do navio para validar a sua conta a bordo. Os extras não estão incluídos no preço da viagem – como sabe – e não são pagos à vez. Um navio de cruzeiro funciona como um hotel: ser-lhe-á solicitado um cartão de crédito para debitar todos os seus gastos extra a bordo e no dia de desembarque, no check-out, apenas terá de confirmar se os débitos estão corretos.

 7. Marque as Refeições e reserve Entretenimentos a Bordo

Promenade Interior

Aproveite o primeiro dia para as reservas com antecedência: aquele espetáculo que não quer mesmo perder, o tratamento spa, um jantar num restaurante da especialidade…

E conheça as atividades disponíveis no primeiro dia através do boletim informativo, na sua cabine, com a lista das ofertas. Fora algumas atividades mais pontuais, saiba que vai ter à sua disposição restaurantes, bares, discotecas, lojas, casino, piscina…

Outras atividades convém reservar com antecedência, como as excursões em terra. Passe pelo balcão de excursões e comece a planear as melhores opções para passeios nos diferentes locais onde o navio vai parar. Alguns passeios têm vagas limitadas que esgotam com rapidez, por isso, quanto mais cedo reservar melhor. Inclusive, pode faze-lo online antes do embarque.

No entanto, se preferir pode sair e visitar os portos por sua conta e risco.

Outra sugestão para se ocupar no primeiro dia é a compra (ou não) de pacotes de bebidas. Se não estiver num cruzeiro all inclusive ou se se esqueceu de comprar o pacote antecipadamente, aproveite agora para calcular os valores das bebidas nos bares e verificar se não vale a pena comprar um pacote.

Se viaja com crianças, não se esqueça de as inscrever no kids club e aproveite ainda o primeiro dia para verificar se precisa de fazer algum pedido especial em relação à sua cabine, como a alteração das configurações de cama e/ou alteração da hora das refeições a bordo, restrições dietéticas, etc.

8. Relaxe e Beba uma Bebida

É tradição desfrutar da sua primeira bebida a bordo após o embarque, por isso vai encontrar membros da tripulação carregados de bandejas com bebidas tropicais guarnecido com guarda-sóis quer na piscina quer nos decks superiores. Aproveite… mesmo que a bebida não seja grátis.

9. Explore o Navio

Sun Deck

Depois de ter a sua bebida na mão, é hora de começar a explorar o navio! Tal como faria o reconhecimento a uma casa que fosse habitar durante uma semana ou duas, assim deve fazer o reconhecimento do navio. Verifique onde se situa o elevador mais próximo da sua cabine, os restaurantes, o acesso à piscina, spa, bares, discoteca, zonas de espetáculos, espaços para atividades físicas e espaços para banhos de sol…

Alguns navios oferecem um tour de orientação de cortesia no dia do embarque, uma excelente oportunidade tanto para obter um reconhecimento do terreno como para pedir explicações adicionais, se necessário, aos membros da tripulação. Mas se não lhe propuserem esta visita de cortesia, faça-a por conta própria, começando no topo e descendo aos poucos, usando, de preferência, as escadas porque no primeiro dia a bordo os elevadores estão sempre cheios. É que além dos passageiros que andam de um lado para o outro que nem baratas tontas, ainda estão a ser usados pelos membros da tripulação que transportam bagagens entre os decks.

10. Coloque o telefone no modo avião

Despache os últimos telefonemas, as últimas mensagens, as últimas publicações nas redes sociais antes de deixar de ter rede (caso não tenha pacotes de Internet ou não queira pagar roaming durante a viagem). Relaxe, desprenda-se das novas tecnologias e desligue o telefone ou coloque-o em modo avião quando o navio zarpar.

11. Vá dar um Mergulho

Psst! As piscinas e banheiras de hidromassagem estão abertas no primeiro dia a bordo, sabia? E no primeiro dia a bordo, geralmente, não estão cheias. Pelo contrário, será bem fácil encontrar este tipo de locais vazios, quanto mais não seja porque a maioria dos passageiros não colocou um fato de banho na bagagem de mão!

12. Almoce

E quando a fome apertar, almoce. Mas tente evitar o buffet porque é um dos lugares mais lotados a bordo no dia do embarque, todos tomaram o pequeno almoço cedo, todos estão descontraídos e animados… todos estão cheios de fome! Por isso, verifique se existem outras opções para fugir à multidão.

13. Conheça a sua Cabine

Camarote com Varanda do Norwegian Epic

Todos os quartos são limpos e preparado no dia do embarque mas depois de almoço é provável que a sua cabine já esteja pronta, por isso aproveite para a conhecer. Normalmente a disponibilidade das cabines é anunciada através do sistema de som do navio. Antes de se instalar, de começar a retirar os seus pertences da mala, confirme se está tudo em ordem: se a cabine está limpa, se os aparelhos eletrónicos estão funcionais, casa de banho com tudo o que precisa, etc. À partida estará tudo em ordem mas se não estiver, quanto mais cedo relatar um problema, mais cedo ele será resolvido.

E não se preocupe se as suas malas ainda não chegaram à cabine. Ou se falta alguma. No máximo, antes da hora de jantar estarão todas lá.

Encontrará também na sua cabine um programa do dia. Caso não esteja, poderá conseguir um exemplar no balcão de informações e ficará a conhecer a lista de diversões e atividades a bordo, para além de informação sobre a hora de jantar. Aproveite para começar a planear o resto do dia.

 14. Participe da Simulação de Segurança

Durante as 24 horas seguintes ao embarque as leis marítimas obrigam à realização de um exercício de salvamento dirigido aos passageiros. Normalmente é avisado antes do início do exercício – através do sistema de som –  e não deve fazer gazeta porque é importante que conheça os procedimentos de evacuação do navio em caso de emergência. Os membros da tripulação vão dar instruções sobre o que fazer e demonstrar como colocar coletes salva-vidas. Além disso, em caso de acidente, atrás da porta do seu quarto está o plano indicando-lhe o bote salva-vidas que lhe corresponde e instruções a seguir em caso de emergência. Encontrará também coletes salva-vidas na sua cabine.

15. Encontre um bom local para apreciar o Sail Away

Sail Away – Seabourn Sojourn

É agora! O navio vai partir! Suba para o deck superior para melhor aproveitar as vistas e este momento festivo, muitas vezes comemorado com música ao vivo e bebidas. Se prefere ver a costa desaparecer à distância enquanto entra mar a dentro, procure uma grade privilegiada no deck superior. E se quer uma mistura de ambos os cenários, experimente o terraço, acima da piscina na maioria dos navios, onde pode assistir às festividades em baixo e ainda olhar o oceano.

E bom Cruzeiro!

 

(7604)

Booking.com
tags:
Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.