fbpx
Notícias

10 tendências do mercado de cruzeiros para 2015

A conferência Seatrade Med, realizada na semana passada em Barcelona, voltou a apresentar as tendências e a perspectiva do mercado de cruzeiros para o próximo ano de 2015. Apresentamos aqui as 10 tendências que se deverão verificar nos próximos anos:

Crescimento – apesar de algumas economias europeias estarem num momento de desaceleração, no que diz respeito ao mercado de cruzeiros, a indústria pode aumentar a nível mundial, segundo as estatísticas analisadas. O presidente da CLIA (associação de companhias de cruzeiro) e da MSC CruzeirosPierfrancesco Vago, lembra que apenas 3% dos europeus fizeram férias num cruzeiro.

Melhorias nos Navios– depois do que aconteceu com o Costa Concordia, as companhias têm reforçado as medidas de segurança e estabeleceram critérios mínimos e padrões no que diz respeito às características dos navios. Assim, os navios vão surgir com tecnologia mais avançada, como é o caso da classe Quantum da Royal Caribbean.

Modernização dos Portos – com o crescimento que irá ocorrer na indústria, são também necessárias infra-estruturas portuárias específicas, por isso alguns portos do Mediterrâneo terão que acompanhar o ritmo de crescimento da indústria de cruzeiros, implementando melhorias urgentes.

Falta de Estabilidade – a falta de estabilidade geo-política e a ausência de condições de segurança em certas áreas, como o norte de África ou na Crimeia, fará com que muitos turistas adiem ou cancelem as suas viagens para esses destinos. Num momento em que existem crises em várias regiões, é necessário que as companhias orientem os seus itinerários de forma a garantir que os passageiros não serão afectados.

Rejeição Social aos Cruzeiros – é um caso raro e provavelmente com o crescimento da indústria será ainda mais raro, mas o caso de Veneza, que proibiu a entrada de grandes navios no grande canal, está a suscitar um desconforto para as companhias. Os turistas querem chegar a Veneza, no entanto é mais difícil levá-los até lá com estas novas regras, havendo a necessidade de criar um plano a longo prazo com base num turismo sustentável.

Sector Resistente à Crise – mesmo com a falta de estabilidade geo-política e os problemas como os que ocorrem agora em Veneza, a procura cresceu quase 24% entre 2009 e 2013, durante a crise, mostrando que os cruzeiros são uma excelente proposta de valor.

Leia também  Abu Dhabi, Dubai e Doha no TOP 5 das cidades mais seguras para os turistas

Mercados Emergentes – já se fala muito de destinos emergentes, isto é, destinos que até ao momento não estavam a ser explorados como era devido e agora há cada vez mais interesse por parte das companhias. A Ásia é um desses casos, com cada vez mais presença nos itinerários de várias companhias.

Compromisso com a Temporada de Inverno – é natural que os passageiros prefiram a época de verão para as suas férias, porém em 2015 haverá uma tendência para as companhias aumentarem a oferta de cruzeiros de inverno, no Mediterrâneo Ocidental, mesmo que o clima não seja o ideal. Há ainda a possibilidade das taxas portuárias baixarem durante a época baixa em vários portos do Mediterrâneo.

Recuperação do Mercado Espanhol – nos últimos tempos a Espanha tem mostrado alguns sinais de recuperação, no que diz respeito à procura, por isso se a tendência continuar haverá um crescimento de oferta em 2016, no mercado espanhol. Para isso também ajudará a presença dos maiores navios do mundo como o Oasis of the Seas (este ano) e o Allure of the Seas (em 2015) que criam sempre elevadas expectativas entre os turistas.

Redefinição de Luxo – o que era considerado luxuoso há 30 anos, hoje em dia não tem a mesma importância, pois neste momento o luxo não é uma questão de preço, mas sim de experiências que os passageiros de cruzeiros vivem durante as suas viagens. Os itinerários, os passeios terrestres, as actividades a bordo e até as próprias características dos navios, são hoje em dia as definições de luxo, para a indústria de cruzeiros. Assim, em 2015 haverá uma continuação da redefinição de luxo, nos navios e nas companhias de cruzeiros.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!