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MSC Cruzeiros prepara-se para inaugurar mais um navio de próxima geração

MSC Cruzeiros prepara-se para inaugurar mais um navio de próxima geração

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A poucos dias da inauguração do MSC Seaview, aumenta a curiosidade entre os cruzeiristas, os parceiros agentes de viagens, as autoridades portuárias e a indústria de cruzeiros no geral.

Enquanto uma equipa de quase 4.000 pessoas no estaleiro da Fincantieri trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, para dar os retoques finais e preparar o navio para a sua temporada inaugural, a MSC Cruzeiros revelou algumas das principais características amigas do ambiente do MSC Seaview, o terceiro navio de próxima geração da MSC Cruzeiros a ser entregue à companhia em apenas 12 meses.

O MSC Seaview será o navio mais inovador no mar, mesmo no que respeita à tecnologia ambiental que o caracteriza. Na verdade, o navio cumprirá não só os mais altos padrões internacionais em relação à mesma, mas também receberá da sociedade internacional de classificação RINA – além dos principais apontamentos da classe – a distinção “Green Star 3 Design” como reconhecimento da importância que foi atribuída aos aspectos ambientais durante a sua concepção e construção. A Green Star 3 da RINA – a mais recente e mais abrangente adição das distinções da classe adicional da Green STAR da RINA – reconhece especificamente que o MSC Seaview atinge os maiores níveis de compatibilidade ecológica graças à relevância das várias medidas inovadoras implementadas que ajudam a reduzir o impacto ambiental durante as suas operações. Estes incluem, entre outros, o sistema de limpeza de gases de exaustão, o avançado tratamento de águas residuais, sistemas para a prevenção da descarga de óleo dos espaços de máquinas, o sistema de tratamento de água do lastro e o Plano de Gestão Ambiental do navio.

Resumo da tecnologia ambiental e de outras inovações relacionadas em destaque a bordo do MSC Seaview:

Casco eficiente em termos energéticos e design geral: Para a Classe Seaside, da qual o MSC Seaview é o segundo navio a entrar ao serviço, a MSC Cruzeiros redefiniu totalmente o projecto do casco e repensou a distribuição geral do espaço de convés do navio e a distribuição de peso. O design geral do navio, o casco, o leme e a proa de bolbo estão configurados para alcançar a hidrodinâmica, a aerodinâmica e maximizar a eficiência energética e de combustível.

Sistema de Limpeza de Gás de Exaustão (EGCS) para minimizar o enxofre e as emissões de partículas específicas: Um EGCS remove até 97,1% do dióxido de enxofre e reduz bastante as emissões de partículas. Para atender ou superar os padrões ambientais cada vez mais altos e para apoiar os objetivos ambientais da companhia, todos os navios da próxima geração da MSC Cruzeiros entram em operação já equipados com um EGCS. Além disso, os navios existentes da frota estão a ser adaptados com a tecnologia EGCS. Até o final de 2020, 13 dos 18 navios da frota da MSC Cruzeiros serão equipados com um EGCS. O sistema no MSC Seaview, em particular, foi desenvolvido pela Wartsilä.

Energia Shore-to-ship: o MSC Seaview, bem como todos os navios da MSC Cruzeiros que entraram em serviço desde 2017, já estão equipados para receber energia de terra (também denominado de “cold ironing” – um meio de conectar os navios de cruzeiro nos portos à rede elétrica local). Além disso, os navios da MSC Cruzeiros entregues desde 2006 (Classe Fantasia e Classe Musica) são equipados com um cubículo adequado para receber disjuntores dedicados à ligação a terra. A MSC Cruzeiros já está a equipar os seus navios com esta tecnologia que pode ajudar a reduzir potencialmente as emissões atmosféricas nas áreas portuárias, enquanto as autoridades portuárias em todo o mundo estão cada vez a adaptar e a começar a investir no “cold ironing”.

Sistema de tratamento das água do lastro: Para proteger o ecossistema marinho no qual o navio navega, o MSC Seaview está equipado com um sistema de tratamento de águas do lastro que vai de encontro aos padrões estabelecidos pelo órgão internacional para Gerenciamento de Água do Lastro, a Organização Marítima Internacional (IMO).

Gestão Ambiental a Bordo: Todos os navio da frota MSC Cruzeiros possuem um plano de gestão ambiental e cada navio tem um Oficial do Ambiente dedicado de modo a garantir que este plano seja constantemente monitorizado e cumprido correctamente. Este oficial também tem o dever de instruir e treinar os membros da tripulação a bordo sobre gestão ambiental e de lixo.

Tratamento avançado de águas residuais: O MSC Seaview está equipado com um avançado sistema de tratamento de águas residuais que vai muito além dos padrões regulamentares e vai de encontro aos altos padrões do sector. O sistema Wartsilä/Hamworthy trata as águas residuais com uma qualidade muito elevada e, em seguida, processa-as ainda mais através de processos de selecção muito adequados. O produto final é um efluente de alta qualidade, um padrão melhor do que a maioria dos padrões de resíduos municipais em terra em todo o mundo. O navio também está equipado com uma ferramenta eletrónica que ajuda a cumprir integralmente vários outros regulamentos ambientais locais e regionais.

Otimização do Consumo: O MSC Seaview está equipado com uma aplicação de software para monitorar e optimizar o consumo em tempo real. Esta tecnologia ajuda os oficiais de navios a manterem as guarnições do navio otimizadas para reduzir o consumo de combustível e optimizar o desempenho.

Iluminação LED de poupança de energia: O MSC Seaview e outros navios da MSC Cruzeiros utilizam apenas a energia eficiente LED e iluminação fluorescente.

Sistema inteligente de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC): Este é um dos maiores consumidores de energia num navio de cruzeiro, mas o sistema a bordo do MSC Seaview foi criado de maneira inteligente para reduzir o consumo de energia. Dsitribui de forma inteligente o calor e o frio e é configurado para recuperar calor, por exemplo, da lavandaria, que pode ser usado para aquecer as piscinas ou outras partes do navio.

O MSC Seaview é o terceiro navio a ser construído no âmbito do plano de investimento de €10.5 mil milhões a dez anos da MSC Cruzeiros, do qual já foram inaugurados dois navios dos 12 de próxima geração: o MSC Seaside e o MSC Meraviglia em Novembro e Maio de 2017, respectivamente.

O MSC Seaview é o segundo navio da Classe Seaside e, tal como o seu navio irmão MSC Seaside, ultrapassa as barreiras da construção e design inovadores. Com uma arqueação bruta de 153,516 GT e com capacidade para 5,331 passageiros, é o terceiro mega navio de próxima geração recentemente construído a incorporar a frota da MSC Cruzeiros e o segundo a ser construído pela Fincantieri.

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Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.