Guia Completo para a Escolha do Camarote Certo (desde o individual até ao mais luxuoso)

Guia Completo para a Escolha do Camarote Certo (desde o individual até ao mais luxuoso)

Guia Completo para a Escolha do Camarote Certo (desde o individual até ao mais luxuoso)

1.52K
1

O Luís vai até ao camarote para dormir e por isso um quarto sem janela serve perfeitamente. A Lurdes e o Manuel vão passar algum tempo no camarote e optaram por um espaço com varanda privada. A Maria teve de escolher um camarote familiar, pois leva os dois filhos pequenos. O André ficou num camarote individual e o Antunes apenas exigiu um quarto propenso ao repouso, afastado das zonas mais barulhentas. A Gabriela, por seu turno, reservou uma cabine bem perto de um elevador, pois tem problemas de locomoção e o Rui e a Sónia optaram por uma suite, afinal estão de lua-de-mel! E você? Já escolheu? A decisão sobre que camarote escolher pode não ser fácil – precisamente devido à grande variedade de oferta – mas mais tarde ou mais cedo vai ter de a tomar…

Os cruzeiros são um dos tipos mais apetecíveis de fazer férias. Oferecem aos seus hóspedes uma grande variedade de opções de itinerários, de navios, de serviços, de preços… e de acomodações. Mas, ao fazer a sua reserva, é importante que saiba selecionar o camarote ou cabine do navio de cruzeiro com base nas suas necessidades e preferências pessoais ou do grupo que o acompanha.

Escolher um camarote pode ser um verdadeiro desafio porque algumas linhas de cruzeiro apresentam-lhe mais de 20 categorias diferentes! Seguramente que vai ficar baralhado se não souber desde logo que basicamente existem apenas quatro tipos de camarotes em qualquer navio de cruzeiro: interior, exterior, com varanda e suite. As variedades a nível de tamanho, vista, localização, conforto e preço é que tornam a escolha difícil!

Assim, além de conhecer as suas opções a nível de camarote, precisa de perceber o que é realmente importante para si: costuma ficar enjoado? Prefere tomar uma bebida recatadamente na sua varanda ou no bar da piscina? Pensa usar o quarto apenas para dormir? É sensível ao barulho ou dorme que nem uma pedra mesma que esteja instalado ao lado do elevador mais movimentado do navio? Contenta-se com um duche ou quer uma casa de banho completa com jacúzi e tudo? As respostas vão ajudar a guiá-lo para selecionar o melhor camarote… mas nós podemos ajudar se prosseguir com a leitura!

Tudo o que deve saber antes de escolher o seu camarote

Ok, não é fácil reservar o camarote ou a cabine do navio de cruzeiro ideal para si e para a sua família ou grupo de amigos. O leque de escolha é grande e as opções atrativas mas se reparar bem há uma hierarquia claramente organizado de quartos e suites que podem facilitar-lhe o trabalho. Um único navio pode ter mais de 20 categorias de camarotes diferentes, é verdade, mas há formas de perceber qual o espaço ideal para si. Em primeiro lugar, a maioria das linhas de cruzeiro possui sites que permitem a consulta das plantas do navio e o tamanho em metros quadrados de cada camarote. Regra geral, como dissemos, existem quatro tipos básicos de cabines (interior, exterior, varanda e suite) e algumas subcategorias (camarote para uma só pessoa, camarote com vista obstruída, camarote para grupos…) A lista é vasta! Tão vasta que convém enunciarmos de seguida as características de cada camarote para que consiga escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Os navios de cruzeiros oferecem categorias de camarote diferentes que são normalmente baseados na vista (ou na falta dela) do quarto: interior, exterior, com varanda, suite, etc… Evidentemente que quanto mais atrativa e ampla for a vista mais espaçoso e caro é o quarto. Mas, dentro destes grupos há alternativas a nível de formas, tamanhos e serviços. Além dos camarotes comuns, hoje em dia pode encontrar suites expansivas, duplexes e até lofts! Quartos com mesa de jantar ao ar livre, banheiras de hidromassagem e espaços aptos a receber grupos!

É claro que todos os hóspedes gostariam de escolher num ápice a melhor suite do navio mas na impossibilidade financeira de o fazer, haverá certamente outras opções que o deixarão confortável e satisfeito. Conheça-as!

Camarote Interior

Camarote Interior do Norwegian Pearl
Camarote Interior do Norwegian Pearl

Se sofre de claustrofobia, passe esta opção à frente. Mas se não se incomoda por ficar instalado num sítio sem luz natural então prossiga com a leitura porque temos uma boa notícia: este tipo de camarote é bem mais acessível em termos de preço.

Ora, trata-se de um quarto interior localizado num corredor do navio, ou seja, sem janela, sem vista para o mar e onde não entra a luz natural. Normalmente é um espaço relativamente apertado mas se o preço é uma questão central na sua escolha e se não planeia passar muito tempo no camarote, esta poderá ser a melhor opção.

Contudo, se não gosta de estar em espaços fechados, se tem propensão a enjoar ou se vai viajar em grupo, é melhor começar a pensar em abrir os cordões à bolsa e investir noutra cabine.

Descrição típica de um camarote interior: camas individuais que se podem converter em duplas (a pedido) exceto nos camarotes adaptados para deficientes. Casa de banho com chuveiro. TV. Telefone. Minibar e cofre. Ar condicionado. Superfície de 13 m².

Camarote Exterior

Camarote Exterior do Norwegian Pearl
Camarote Exterior do Norwegian Pearl

O camarote exterior é um quarto com vista para o mar mas atenção que em muitos navios pode ter apenas uma janela minúscula ou vigia (janela redonda) que nem dá para abrir. Por isso deve verificar antes de fazer a reserva, com que tipo de camarote exterior pode contar. Pesquise bem os camarotes dos navios e tenha em atenção o deck em que eles se encontram: quanto mais alto, melhor será a vista. Em termos de preço, os camarotes exteriores estão a meio caminho entre os interiores e os que possuem varanda. A meio caminho ficam também os camarotes com janela, sim, mas para o interior do navio (que falaremos mais à frente) e ainda o último grito da tecnologia em navios: quartos com vistais virtuais! Alguns navios já criaram vigias “mágicas” usando câmaras montadas no navio para visualizar as imagens em tempo real para o mar (e porto) que são transmitidas para ecrãs de alta definição que estão nas “janelas” dos camarotes e que simulam janelas com vistas reais.

Seja de que tipo for, este camarote exterior é uma excelente opção para pessoas que não gostam da opção cabine interior mas também não podem pagar a opção de varanda.

Descrição típica de um camarote exterior: camas individuais que se podem converter em duplas (a pedido) exceto nos camarotes adaptados para deficientes. Casa de banho com chuveiro. TV. Telefone. Minibar e cofre. Ar condicionado. Superfície de 16 m².

Camarote Exterior com vista obstruída

Camarote com Vista Obstruída
Camarote com Vista Obstruída

Alguns navios possuem a opção de camarote com vista obstruída. São quartos que devido ao projeto estrutural e arquitetónico do navio, têm a vista bloqueada total ou parcialmente. Podem ser camarotes com varanda sob o deck da piscina, o que limita a visibilidade ou acima ou adjacentes aos barcos salva-vidas ou ainda com varanda localizada perto da asa ponte. Não perdem a luz natural mas a vista fica limitada, sim. A vantagem é que podem ser um bom negócio. O desconto que os navios fazem nestes camarotes é grande e se a quantidade de vista não é assim tão importante para si, procure este tipo de opção. Verifique também se há camarotes de vigia secretos que são aqueles que são vendidos como camarotes de interior mas que até têm janelas, só que com vista bloqueada.

Se procura um camarote relativamente barato mas com luz natural para aliviar a sensação de claustrofobia que uma cabine com porta e quatro paredes pode provocar, então esta pode ser uma boa escolha, até porque algumas obstruções são parciais, como aquelas que têm vista limitada simplesmente porque a janela ou varanda está entre dois barcos salva-vidas.

Descrição típica de um camarote com vista obstruída: camas individuais que se podem converter em duplas (a pedido) exceto nos camarotes adaptados para deficientes. Casa de banho com chuveiro. TV. Telefone. Minibar e cofre. Ar condicionado. Superfície de 16 m² ou de 17 a 23 m².

Camarote com varanda

Ora aqui está ele! O camarote com varanda. A melhor opção para quem quer sentir o prazer de navegar oceano a fora e não tem constrangimentos financeiros.

Os camarotes com varanda são, por norma, os mais espaçosos e os que recebem mais luz natural. Neles, pode aproveitar para tomar o pequeno-almoço ou até para fazer um jantar romântico na varanda privada ao sabor da corrente. São, naturalmente, as cabines mais caras, mas valem o seu preço. Particularmente recomendadas em cruzeiros mais longos de forma a que o passageiro tenha um espaço para ler um livro ou relaxar se não lhe apetecer sair do navio em portos menos convidativos. Com varanda tem sempre hipótese de apanhar ar sem ter de sair dos seus aposentos e subir a uma zona pública!

No entanto, também a nível de varandas há algumas opções. Existem varandas e varandas, sabia? Há camarotes com varanda e camarotes com a chamada varanda ré (na parte de trás do navio) que oferecem uma vista ímpar de 180 graus sobre a esteira de popa. Estas varandas têm, quase sempre, o dobro do tamanho das outras (e o dobro do preço!) mas têm também uma desvantagem: como se situam na parte de trás do navio, ficam longe da maioria das atividades a bordo.

Se o tamanho da varanda lhe interessa, deve verificar com a linha de cruzeiro quais as opções possíveis, pois elas variam de navio para navio.

Descrição típica de um camarote com varanda: camas individuais que se podem converter em duplas (a pedido) exceto nos camarotes adaptados para deficientes. Casa de banho com chuveiro. TV. Telefone. Minibar e cofre. Ar condicionado. Superfície de 17 a 23 m².

Suites

 Junior Suite do Quantum of the Seas
Junior Suite do Quantum of the Seas

Os melhores camarotes de todos são as suites. Podem incluir um quarto, sala, bar e algumas têm até piano, banheira de hidromassagem, terraço privado, serviço de mordomo… depende do que está disposto a pagar pela acomodação no navio. Todas as suites são merecedoras de algumas regalias e serviços extra e, devido ao espaço generoso, estão especialmente destinadas a famílias, pois têm zonas para acomodar adultos e outras para crianças.

As suites também variam de preço consoante a sua localização, dimensão e serviços incluídos. Umas podem ter todas e mais algumas das características mencionadas anteriormente, outras são apenas uma versão maior de um camarote com varanda padrão, às vezes com mais delimitação entre as áreas de estar e de dormir.

Quando se trata de escolher uma suite, o melhor é descobrir quanto espaço realmente precisa, que extras são importantes para si e quanto está disposto a pagar por eles.

Repare que todos os camarotes contam com comodidades básicas, como os serviços de um comissário de bordo para limpar o quarto, fazer as camas, colocar sabonete e champô na casa de banho, controlar a temperatura, etc. Mas certas categorias de camarote vêm com vantagens acrescidas e as suites então, nem se fala! Numa suite tem extras e privilégios, começando pela prioridade de embarque, pela possibilidade de não ter de se preocupar com assuntos práticos como reservas e marcações de excursões e acabando em regalias como Spa ou ioga na acomodação, bebidas de boas vindas, cestas com fruta fresca, set de produtos de bem-estar gratuitos assim como roupão e chinelos de cortesia e até um mordomo particular para atender aos seus pedidos. A pergunta é: até que ponto quer ser mimado no seu cruzeiro?

Descrição típica de uma suite: camas duplas que se podem converter em duas individuais (a pedido). Amplo guarda-roupa. Casa de banho. TV. Telefone. Disponibilidade de ligação à Internet desde o seu computador portátil (pagamento prévio). Minibar e cofre. Ar condicionado. Superfície de 27 m². Benefícios para o relax de corpo e mente. Embarque prioritário. Elegante camarote onde poderá encontrar um set de produtos de bem-estar gratuitos assim como roupão e chinelos de cortesia. Bebidas ilimitadas 24 horas por dia. Fantástica seleção de Spa que inclui cocktail de boas-vindas, massagem balinesa, solário, consulta particular e uso ilimitado da zona termal.

Camarotes para hóspedes portadores de deficiência

Camarote Interior para Passageiros Portadores de Deficiência do MSC Opera
Camarote Interior para Passageiros Portadores de Deficiência do MSC Opera

Alguns navios têm camarotes especiais para passageiros com deficiências físicas mas estes não se encaixam em nenhuma das categorias mencionadas. Cada navio tem sempre um número suficiente de cabines para este tipo de passageiros, com as devidas variações de barco para barco e por isso se é esta a opção que lhe interessa, deve solicitar mais informações, com antecedência, à companhia de cruzeiro que escolheu para a sua viagem.

Camarote Promenade

Camarote com vista para a Promenade do Oasis of the Seas
Camarote com vista para a Promenade do Oasis of the Seas

Alguns navios mais antigos têm cabines com janelas com vista para o seu interior, nomeadamente para o chamado passeio que circunda o navio e onde se podem ver a toda a hora pessoas a passear de um lado para o outro. Estes camarotes oferecem a vantagem de ter fácil acesso ao exterior sem pagar por uma varanda mas em contrapartida tendem a ser espaços escuros por causa da grande saliência acima do convés e se não fechar as cortinas, qualquer hospede pode ver para o interior do quarto!

Descrição típica de um camarote promenade: camas individuais que se podem converter em duplas (a pedido) exceto nos camarotes adaptados para deficientes. Casa de banho com chuveiro. TV. Telefone. Minibar e cofre. Ar condicionado. Superfície de 16 m².

Localização do camarote

Camarote na Proa do Carnival Miracle
Camarote na Proa do Carnival Miracle

A localização do quarto também é uma consideração importante quando se reserva um camarote. Os quartos dos pisos superiores e em direção ao meio do navio são os mais estáveis. Os quartos do piso inferior e à frente ou a ré do navio são aqueles em que pode sentir mais movimento, especialmente se navegar em águas agitadas. Assim, se tem propensão a sentir enjoos opte por um quarto central do navio, no deck superior. São camarotes mais caros mas é o preço a pagar para não se sentir mal.

As opções que deve ter em conta são as seguintes:

  1. Frente do navio – Os camarotes na parte da frente do navio são normalmente considerados os piores porque neles sente a movimentação das ondas da frente e experimenta maior movimento, para cima e para baixo. Mas atenção que este é apenas um problema em águas que são bastante agitadas. Em lugares como o Mediterrâneo ou Caribe há menos movimento e menos hipótese de enjoar, seja em que camarote for.
  2. Popa do navio – Os camarotes na popa do navio, são considerados a segunda melhor posição após a meia-nau. Bem melhores do que os quartos na frente do navio mas ainda assim, em águas agitadas, pode notar algum movimento.
  3. Meio do navio – Os camarotes no meio do navio são os melhores para quem pretende estabilidade. Como um navio de cruzeiro se move através das ondas, para cima e para baixo, a zona a meio do navio é a mais estacionária.
  4. Decks de fundo – Os camarotes nas plataformas mais baixas não oferecerem grande vista (ou mesmo vista alguma) mas neles não se nota tanto o movimento e permitem-lhe economizar algum de dinheiro.

Preço do camarote

Possivelmente já tem um orçamento para o seu cruzeiro mas ainda assim vai a tempo de descobrir a melhor maneira de gastá-lo. Em primeiro lugar, se reservar antecipadamente o seu camarote pode beneficiar de tarifas mais reduzidas (oito meses ou mais antes da partida). E o mesmo pode acontecer se reservar em cima da data de partida (duas a seis semanas antes da partida). Mas esperar por promoções de última hora é um risco, até porque se a categoria do camarote pretendida estiver a vender bem, as tarifas vão subir e não descer.

Conte também com a possibilidade de fazer upgrade, ou seja, pode reservar um camarote mais em conta, por exemplo, e se antes da data da viagem conseguir um valor simpático para um quarto mais bem servido, troque. Uma promoção comum em linhas de cruzeiro é oferecer camarotes externos ao preço dos interiores, ou varandas para o preço de outsides.

Distância

Outra questão importante a nível de localização, particularmente para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com crianças pequenas, é a distância do quarto às zonas centrais e/ou aos elevadores. Não se esqueça que os navios são enormes e que uma caminhada até à sala de jantar, por exemplo, pode ser morosa. Deste modo alguns passageiros escolhem os seus quartos por estarem mais perto (ou mais longe) de áreas específicas do navio. Os aficionados pela piscina preferem um local no convés superior perto das piscinas e esplanadas, enquanto os noctívagos podem preferir um acesso fácil a entretenimento e os viajantes com preocupações de mobilidade podem preferir uma cabine perto de um elevador.

Barulho

A maioria das linhas de cruzeiro têm os seus camarotes mais bonitos e mais caros nos pisos mais elevados, geralmente logo abaixo do deck da piscina porque se tiverem uma janela ou varanda, beneficiam de uma vista mais abrangente. No entanto, o deck da piscina é muitas vezes o responsável pela maioria dos problemas de ruído, por isso, se não quer ouvir barulho, desça um nível.

Mas há outras zonas movimentadas que podem perturbar o seu descanso, como áreas de serviço. Se estiverem ao lado ou por cima do seu camarote pode ouvir alguns barulhos incomodativos, e o mesmo para quartos próximos dos lounges ou bares adjacentes, teatro, lavandarias ou situados na parte mais baixa e por trás do navio, por causa de sua proximidade com o ruído do motor, e situados na frente, por causa de propulsores de proa.

Assim como pode querer considerar a posição dos elevadores em relação ao seu quarto, também pode querer informações sobre os níveis de ruído, particularmente se tiver um sono leve.

Layout exclusivo

Há camarotes com layout diferente dos demais. Pode ser que um desses camarotes lhe interesse particularmente. Por isso preste atenção às configurações de camarotes exclusivos (se existirem no navio que escolheu): camarotes para famílias, camarotes interiores com quarto e sala de estar, camarotes com duas casa de banho, camarotes com paredes com curvas, etc. Os camarotes bem na frente e atrás do navio apresentam muitas vezes layouts diferentes do que os camarotes que correm o comprimento do navio.

Camarotes familiares

Se vai viajar em família, saiba que pelo menos os navios mais recentes têm construído acomodações “familiares” que muitas vezes são suites, com um quarto e uma sala separada onde pode acomodar as crianças. Famílias e grupos podem ainda usufruir de camarotes com berço, sofás-cama e beliches. Só tem de verificar com a sua linha de cruzeiro os espaços capazes de albergar o seu grupo e certificar-se de que são suficientemente espaçosos para o número de pessoas em causa e para os seus pertences.

Se são 4 pessoas, não terá grandes problemas porque muitos camarotes permitem até o máximo de quatro pessoas. Porém se levar três ou mais filhos, terá dificuldades acrescidas mas ainda assim existem camarotes para grupos em que dormem cinco ou seis pessoas e até há suites onde podem dormir de oito a dez! Sendo este o seu caso terá apenas de reservar com bastante antecedência porque este tipo de opção, dado a escassez de oferta, tende a esgotar cedo especialmente durante as férias de verão. A alternativa é, naturalmente, reservar duas cabines adjacentes. Neste caso há a possibilidade de contar com uma porta de interligação.

Camarotes individuais (Studios)

Estúdio do Norwegian Epic
Estúdio do Norwegian Epic

Poucos navios têm camarotes individuais. E os que apresentam esta opção oferecem espaços para dormir bastante pequenos.

A maioria dos navios vai indicar-lhe um camarote para duas pessoas e se está a pensar que farão um desconto, desengane-se: o mais certo é cobrarem um suplemento individual (uma taxa extra para casos em que não há duas pessoas a ocupar uma cabine).

Mais uma vez aqui a dica é reservar com antecedência, para “apanhar” um camarote individual disponível ou então junte-se a outro visitante solitário e partilhe um camarote ou beneficie dos descontos e promoções para pessoas que estão na sua situação mantendo-se atento a anúncios de ofertas especiais ou de última hora.

Camarotes com mordomo incluído

E que tal um mordomo particular? Algumas linhas de cruzeiro incluem o serviço de mordomo, como parte de sua tarifa quando seleciona uma suíte ou camarote concierge. Trata-se de um MIMO escrito em letra grande. Basta verificar o valor que corresponde à diferença na tarifa do cruzeiro para decidir se realmente vale a pena. E a juntar aos custos, perceba se de facto lhe convém este serviço acrescido, tendo em conta que o mordomo trata de serviço de quarto com refeições de restaurantes alternativos, manutenção do minibar com as especificações pessoais, refeições na cabine, faz e desfaz malas, prepara banhos de pétalas de rosa, etc.

Camarotes com Spa

Já existem camarotes com Spa, sim. A tendência é recente mas chegou para ficar. O conceito é simples: amantes de Spa pagam mais para dormir em camarotes com decoração zen de inspiração asiática que vêm com amenidades extras, que vão desde chuveiros de luxo, produtos de banho, roupões macios, esteiras de ioga e serviço de quarto com menus saudáveis. Interessa-lhe? Então adiantamos ainda que os camarotes com Spa permitem o acesso livre a restaurantes de Spa, passes gratuitos para piscinas de hidromassagem e sauna e para áreas como a sala de vapor. Além disso os hospedes que fiquem nestas acomodações podem obter gratuitamente (ou com desconto) tratamentos de Spa e aulas de fitness.

Camarotes com espaços exclusivos

Algumas linhas de cruzeiro oferecem verdadeiros complexos privados de acesso fechado: camarotes mais caros organizados em torno de áreas de convés exclusivas, incluindo piscinas privadas, jacuzzis, academias de ginástica, esplanadas, restaurantes e salões a que os hóspedes podem ter acesso direto. Se quer uma banheira de hidromassagem ou um walk-in closet, se pretende jantar numa mesa que acomode seis ou oito pessoas não obstante nem levar companhia, se quer benefícios como reservas de jantar prioritárias, se quer ser o primeiro da fila para entrar ou sair do navio… esta é capaz de ser a opção mais indicada para si. No fundo são suites de nível superior que permitem uma série de mimos sem mordomo, como roupa de cama e roupões de banho, produtos de banho de luxo, bebidas no quarto, etc.

Camarotes com garantia

A opção “garantia” é aquela em que paga uma taxa baixa para o tipo de camarote (interior, exterior ou com varanda) que está disposto a pagar mas permite que seja a linha de cruzeiro a selecionar o quarto ideal para si. Pode ter sorte, e ser-lhe atribuído um camarote de alta categoria (por exemplo, reserva uma garantia para camarote exterior e acaba num camarote com varanda) ou pode ter azar e ficar num camarote pior, um pouco mais pequeno, com vista bloqueado ou junto a zonas de muito barulho, por exemplo. Arrisca?

Agora escolha!

Há formas mais simples de escolher um camarote do que cantarolar o “um m-dó-li-ta, cara de amendoá, um segredo colorido, quem está livre, livre está”, não é verdade?

Ora, uma das melhores formas de se decidir é começando desde já a colocar a si próprio e/ou às pessoas que o vão acompanhar as seguintes perguntas:

 

Perguntas Frequentes

 

Quanto tempo vai passar no camarote?

Se é a sua primeira vez num cruzeiro pode não ter uma resposta exata para esta pergunta mas se se esforçar consegue fazer uma ideia. Planeia sair em todos os portos? Prolongar a noite na discoteca após o jantar? Passar o dia inteiro na piscina? No fundo, só irá para o camarote para dormir? Ou, pelo contrário, conta fazer algumas pausas para descansar durante o dia no camarote? Claro que o seu camarote, independentemente do tempo que lá passa, deve ser confortável qb e ter espaço suficiente para guardar os seus pertences, mas se nunca estará lá durante o dia valerá a pena investir num camarote com varanda? Se não sente claustrofobia não poderá alojar-se num camarote interior?

 Quer poupar dinheiro?

Se quer fazer um cruzeiro mas ao mesmo tempo poupar dinheiro na viagem, pode começar por ser mais comedido nas acomodações, sim. Camarotes interiores, como não possuem janelas, são mais baratos do que os exteriores e os exteriores, como não possuem varanda, são mais baratos do que os com varanda e por ai fora… Para algumas pessoas poupar dinheiro com uma cabine interna faz sentido, particularmente se o cruzeiro dura apenas três ou quatro dias, para outras não fará sentido poupar dinheiro na acomodação e para outras ainda não faz sentido poupar dinheiro de todo!

Deseja uma vista ampla?

Se é de facto importante para si a vista, deve verificar se fica numa cabine exterior ou com varanda mas sem vista obstruída ou parcialmente obstruída. Caso contrário pode ter as férias estragadas porque um barco salva-vidas está na sua linha de visão!

Por outro lado, se um pouco de luz natural lhe basta, um camarote com vista obstruída pode ser uma boa opção e uma excelente forma de poupar algum dinheiro no cruzeiro.

Precisa de uma varanda?

Os passageiros de cruzeiros que passam o tempo todo nas áreas públicas, como esplanadas, salões, restaurantes ou mesmo em terra, passam perfeitamente bem sem uma varanda. Pelo contrário, os passageiros que gostam de se sentar recatadamente a ler um livro num espaço privado ao ar livre, deverão optar por um camarote com varanda. Também é a opção ideal para pessoas que gostam de evitar as multidões e preferem fazer as refeições sozinhas nas suas próprias varandas. Tome ainda em consideração que o grau de privacidade das varandas varia de navio para navio, de camarote para camarote. Se quer uma varanda que lhe proporcione alguma privacidade, deve fazer uma pesquisa prévia junto da linha de cruzeiro. Como sabe, varandas de frente-ré são as mais populares porque permitem uma fantástica vistas para o mar! Mas, muitas vezes essas varandas têm preocupações com a privacidade.

Além disso, deve considerar a época do ano e a zona que vai visitar. Se estiver a planear um cruzeiro em tempo frio, uma varanda será pouco convidativa, não é verdade? Qual é o seu caso?

Alguém no seu grupo fuma?

Se sim, nos navios em está autorizado a fumar na varanda do camarote, pode e deve reservar este tipo de acomodação ou a variante vista obstruída, que é a forma mais barata de obter espaço privado ao ar livre.

Que parte do navio vai visitar mais?

É importante perceber que serviços ou facilidades do navio vai utilizar ou visitar mais. Por exemplo, leva crianças e prevê desfrutar do kids club diariamente? Prevê passar a maior parte do tempo na piscina do navio? Pensa aproveitar as distrações noturnas todas as noites? Olhe para a planta do navio, então, e veja a que distancia fica o camarote que pretende reservar dos espaços que mais vai frequentar. E/ou a que distancia fica o camarote do elevador mais próximo.

Tem mobilidade reduzida?

Se tem dificuldades de locomoção, se se desloca de cadeira de rodas ou se simplesmente vai ter de se deslocar sempre com um carrinho de bebé, verifique que opções a linha de cruzeiro tem disponíveis para si. Seguramente vão aconselhar-lhe um camarote preparado para pessoas com deficiência ou um camarote perto da zona dos elevadores – para evitar que ande muito – e suficientemente espaço.

 O lado do navio importa-lhe?

Em algumas viagens de navio, a vista é mesmo o mais importante. Por isso, se vai para o Alasca ou fazer uma viagem pelo mediterrânio, valoriza a paisagem e pretende passar uma manhã inteira, por exemplo, a observar baleias ou simplesmente a admirar a paisagem de Veneza, verifique em que lado do navio vai viajar para não ter surpresas desagradáveis. E se necessário reserva com antecedência.

Enjoa com facilidade?

Se enjoa com facilidade ou alguém do seu grupo é propenso a más disposições, opte por um camarote a meio da nau porque no caso de navegar em mares mais revoltos, estes quartos tendem a experimentar o mínimo movimento. Além disso, se for possível, reserve um quarto com varanda porque a vista em sincronia com o movimento do navio, ajuda a que não se sinta doente.

É sensível ao ruído?

Se é uma pessoa sensível ao barulho, antes de escolher o camarote onde vai viajar deve verificar qual a sua localização, veja as plataformas em cima e em baixo do camarote que pretende reservar e veja se está bem longe das áreas a evitar: discoteca, lavandaria, casa das máquinas, elevadores, etc.

Se precisa de mais de um camarote, deseja que fique bem perto do seu?

Se vai necessitar de mais do que camarote terá de ter atenção acrescida à sua localização, a não ser que lhe seja indiferente que fique perto ou não do seu. Para um grupo de amigos que viajam juntos, vários camarotes perto uns dos outros pode ser suficiente. Mas quando o preço ou disponibilidade não permite que grandes grupos fiquem instalados no mesmo deck, deve reservar todos os camarotes o mais próximo possível verticalmente. Em diferentes plataformas, as pessoas podem comunicar em torno da mesma escada ou elevador. Se assim não for, pode ser muito difícil de se aproximar dos diferentes elementos do grupo se estiverem alojados em extremos opostos do navio. Mas a sua questão pode nem ser essa… E se precisa de mais um quarto para alojar crianças? Vai desejar que os camarotes sejam comunicantes, não é verdade? Essa é uma solução mais barata do que instalar-se numa suite onde pode deitar as crianças na sala, no entanto a decisão cabe-lhe a si. Mesmo que dois camarotes ligados entre si possam ficar ao mesmo preço que uma suite, dependendo dos navios, têm a vantagem de serem dois quartos e terem duas casas de banho e dois televisores, por exemplo.

Gostava de ter serviços especiais?

Se deseja serviços especiais, pode embarcar sossegado porque na esmagadora maioria dos navios existem as chamadas áreas de concierge, que às vezes funcionam como um navio dentro de um navio. São serviços especiais que podem incluir embarque prioritário, reservas em restaurantes e excursões, etc.

Uma casa de banho completa é importante?

Um duche por dia chega ou gosta de se deitar a relaxar numa banheira? É que para economizar espaço em alguns camarotes, a casa de banho oferece apenas a opção de duche, enquanto noutros existe casa de banho completa. Esses camarotes com casa de banho completa costumam estar assinalados na planta do navio, pelo que não será difícil detetá-los.

Agora que já sabe que os camarotes variam a nível de tamanho, localização, preço, vista, serviços e comodidades e já escolheu o seu quarto, pode passar à reserva do seu cruzeiro de sonho. Hoje!

(1521)

Booking.com
Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.