Home Notícias Caribbean Princess é o maior navio de cruzeiros a passar pelo ampliado Canal do Panamá
Caribbean Princess é o maior navio de cruzeiros a passar pelo ampliado Canal do Panamá

Caribbean Princess é o maior navio de cruzeiros a passar pelo ampliado Canal do Panamá

177
0

O Caribbean Princess, com mais de 3000 passageiros a bordo, tornou-se o primeiro cruzeiro neopanamax a atravessar a ampliação do Canal do Panamá, inaugurada há um ano e quatro meses.

O cruzeiro, que entrou através das eclusas de Água Clara, no lado do Atlântico, partiu de Fort Lauderdale, na Florida, e visitou alguns destinos das Caraíbas, como as Bahamas, Cartagena, Panamá, Costa Rica e as Ilhas Cayman, segundo a Autoridade do Canal do Panamá (ACP).

É um trânsito turn-around: o navio entra pelas eclusas de Água Clara, espera no Lago Gatun e sai pelas mesmas eclusas pelas quais entrou“, explicou o ACP na sua conta de Twitter. Esta rota inter-oceânica espera mais de 230 navios de passageiros, durante a temporada de cruzeiros 2017-2018.

O maior cruzeiro a atravessar o canal nesta temporada será o Norwegian Bliss, com capacidade para 4200 pessoas – e que se encontra ainda em construção, de acordo com o ACP.

A ampliação do canal, cujo custo já ultrapassou os de 4,8 mil milhões de euros, consiste numa nova faixa para a passagem do neopanamax, com capacidade para transportar até 14 mil contentores (três vezes mais a carga que hoje em dia passa nesta via).

O transporte de contentores é ainda o principal negócio do Canal do Panamá e as novas eclusas permitirão que o canal seja viável para a passagem de outros produtos, como o gás natural liquefeito (GNL) ou os grandes cruzeiros.

O navio Disney Wonder, com capacidade para quase 2800 passageiros, tornou-se no passado dia 29 de Abril no primeiro cruzeiro a atravessar as eclusas do Canal.

O Canal do Panamá foi construído pelos EUA no início do século passado e passado para o Panamá a 31 de Dezembro de 1999. O Canal do Panamá faz parte de 140 rotas marítimas que saem de 1700 portos em 160 países diferentes, passando por ele cerca de 6% do comércio mundial.

(177)

Booking.com
Nuno Ribeiro

Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.